Dia Nacional do Doador de Sangue

Momento importante para discutirmos também a leucemia
        

No próximo dia 25, trazemos para a discussão a importância de se doar sangue, um ato simples, mas que pode salvar muitas vidas. E, quando falamos em sangue, lembramos de uma doença, que somente este ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), vai acometer mais de nove mil pessoas: a leucemia. Doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Com a produção exagerada de células brancas, as células vermelhas e plaquetas não conseguem atingir a maturidade e adoecem, impedindo que suas funções sejam desempenhadas normalmente.

Entre os sintomas, o paciente pode apresentar gânglios linfáticos inchados, mas sem dor, principalmente na região do pescoço e das axilas; febre ou suores noturnos; perda de peso sem motivo aparente; desconforto abdominal (provocado pelo inchaço do baço ou fígado); dores nos ossos e nas articulações. Caso a doença afete o Sistema Nervoso Central (SNC), podem surgir dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação.

No que diz respeito ao diagnóstico, na análise laboratorial, o hemograma (exame de sangue) estará alterado, porém, só se confirma a patologia no exame da medula óssea (mielograma). Nele, retira-se menos de um mililitro do material esponjoso de dentro do osso e examina-se as células ali encontradas.

Apesar de desconhecerem as causas que originam a leucemia, acredita-se que a doença pode estar ligada a questões genéticas, radiação, poluição, falhas no sistema imunológico, entre outros.

O tratamento varia de acordo com a classificação da doença, mas, independentemente de como é feito, busca destruir as células leucêmicas a fim de que a medula óssea consiga produzir novamente células normais. Podem-se utilizar transfusões e quimioterapia isolada ou associada à terapia ortomolecular ou naturopática.
             

Fonte

INCA – Instituto Nacional do Câncer

               

Serviço

Oncomed – Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h
Telefone: 31 3299 1300
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto/Belo Horizonte – MG
    

*****
 

 

 

 

  

Juliana Morato
Link Comunicação Empresarial
Assessora de Comunicação
juliana.morato@linkcomunicacao.com.br
(31) 2126-8072 / (31) 9815-5467   Juliana Morato
Link Comunicação Empresarial
Assessora de Comunicação
juliana.morato@linkcomunicacao.com.br
(31) 2126-8072 / (31) 9815-5467




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.