Câncer de Pele

Distrito Federal receberá ação do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) acontecerá no dia 24 de novembro no Ambulatório do Hospital Regional de Ceilândia
              

No dia 24 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) celebrará o 14º ano de sua campanha contra o câncer de pele. A data foi criada a fim de solidificar as ações da instituição contra a doença. A ação acontecerá em todo o país e os interessados poderão fazer exame preventivo e procedimentos ambulatoriais gratuitos.

No Distrito Federal, o “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” será realizado no Ambulatório do Hospital Regional de Ceilândia das 9h às 15h. Segundo a coordenadora do programa em Brasília, Dra. Vanessa de Freitas, a SBD irá disponibilizar equipes médicas para atendimento, análise, diagnóstico e tratamento da doença: “O diagnóstico é rápido e em caso de tratamento o paciente poderá fazer o procedimento na hora, no dia do evento e sem pagar nada”.

A dermatologista lembra que ano passado mais de 700 pessoas foram atendidas pela equipe médica da SBD. “Em 2011, tivemos uma procura enorme. Diagnosticamos alguns pacientes com a forma mais branda da doença, porém cinco apresentaram os sintomas de melanoma, a forma mais perigosa e mortal do câncer de pele”, contou. A coordenadora alerta para o diagnóstico precoce, pois ele aumenta as chances de cura completa da doença. “É muito importante fazer o exame preventivo, por isso quero convidar a todos os brasilienses a comparecerem no nosso posto de atendimento em Ceilândia no dia 24/11 para participar do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele e receber atendimento sem custo”, completou.

Além do tratamento gratuito os pacientes também podem participar de atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.
            
 
Os números do câncer da pele
 
Em 2011, a ação de Combate ao Câncer da Pele da SBD atendeu a 31.697 pessoas, sendo que as mulheres foram maioria, com cerca de 20 mil atendimentos (60,75%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 151 postos de saúde do País. Do total de pessoas examinadas, 61,76% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 12,51% foram diagnosticadas com câncer da pele.

No âmbito nacional, mais de 300 indivíduos, o que corresponde a 1% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.

No Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos. São estimados pelo Instituto 134.170 novos casos para 2012, sendo a maioria para mulheres (71.490).
          
 
Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele
 
Dia: Sábado, 24/11/2012
Hora: 9h às 15h
Local: Ambulatório do Hospital Regional de Ceilândia
QNM 17, Área Especial nº 1, Ceilândia /Brasília, próximo ao Corpo de Bombeiro
(61) 3471-9000/9218/9091/9061
                        

*****
          
 
Informações

Camilla Stivelberg – 61 9222.1876
camilla.stivelberg@comunicacaomais.com.br
Talita Sitta – 61 8125.9345
talitasitta@gmail.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.