Dia Mundial do Diabetes

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 346 milhões de pessoas no mundo são diabéticas e grande parte destas pessoas não sabe que já tem a doença. A prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada contribuem para a prevenção e o controle da doença.
           

Dicas práticas para prevenção e controle do diabetes

1. Moderar o consumo de açúcar simples e doces é uma atitude simples e que contribui para controle das taxas de açúcar. Dê preferência a porções pequenas e procure não consumir açúcar mais de uma vez ao dia. Para os diabéticos, é melhor optar pelas versões de doces sem açúcar e utilizar os adoçantes dietéticos para adoçar bebidas e preparar receitas.

2. Prefira pães, massas, arroz e cereais nas suas versões integrais, pois as fibras  presentes nestes alimentos contribuem para reduzir a velocidade de absorção do açúcar no sangue, ajudando no controle da glicemia.

3. Fique atento ao rótulo dos alimentos. Os alimentos diet são 100% isentos de algum nutriente, que pode ser de açúcar, gorduras ou sal, por exemplo. Já a versão light  deve apresentar uma redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias. Assim, é importante observar o ingrediente e a quantidade presente no alimento.

4. Acerte nas combinações. A combinação de boas fontes de carboidratos— como as frutas, os pães e os biscoitos — com alimentos fontes de proteínas, como a ricota e o peito de peru, contribuem para reduzir a velocidade de digestão da refeição, pois a proteína demora um pouco mais para digerir. Assim, a absorção da glicose se torna mais lenta e a energia é disponibilizada aos poucos.

5. Fracione o consumo. Dividir a quantidade de carboidratos do dia compondo 5 a 6 refeições diárias, com intervalo de 3 a 4 horas ajuda a evitar os picos glicêmicos. Optar por refeições menores e comer mais vezes ao dia também reduz a fome nas próximas refeições, evitando o “comer compulsivo”, além de ser uma ótima estratégia para que o metabolismo funcione melhor.

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento das taxas de açúcar (glicose) no sangue. Para que a glicose possa entrar nas células e fornecer energia que precisamos é necessário o hormônio insulina, produzido no pâncreas. Na presença de diabetes há uma produção insuficiente de insulina (diabetes tipo 1) ou esta não consegue ser utilizada de forma adequada (diabetes tipo 2), o que muitas vezes está relacionado ao sedentarismo e ao excesso de peso. O diabetes pode trazer complicações para a visão, vasos sanguíneos, rins e nervos, além de aumentos o risco para doenças do coração.
        

 Fonte

 Equipe de Nutricionistas de Nutrella.

A marca Nutrella, que possui uma linha variada de pães saborosos e que contribuem para uma dieta mais saudável, se preocupa em transmitir informações que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população.
           
      

Referências Bibliográficas

http://www.diabetes.org.br/sala-de-noticias/2116-sao-12-milhoes-de-diabeticos-no-brasil
http://www.who.int/mediacentre/events/annual/world_diabetes_day/es/index.html  http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs312/es/index.html
http://www.diamundialdodiabetes.org.br/mensagem-sbd-bem-vindos/

http://amway.com.br/downloads/misc/Fibra_Alimentar_IMEN.pdf 
          

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Paula Marques
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