X ENONG – Encontro Nacional de ONG de Hepatites Virais e Transplantes Hepáticos

Encontro de ONG reune representantes dos portadores de hepatites virais de todo o país
          

Nos dias de 15, 16 e 17 de novembro de 2012, será realizado no Ville Atlântico Hotel, localizado em Santos/SP, na Avenida Presidente Wilson nº. 01, o X ENONG – Encontro Nacional de ONG de Hepatites Virais e Transplantes Hepáticos.

A Abertura Oficial do Evento ocorrerá às 19h30m do dia 15 de novembro de 2012, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Petrobrás, localizado em Santos/S, na Av. Conselheiro Nébias nº. 248 – Vila Mathias – Sede do Grupo Esperança, tendo como convidados, dentre outros gestores da saúde, o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Rocha Santos Padilha, representantes das Secretarias da Saúde das esferas federal, estadual e municipal, além dos Deputados  Federal e Estadual (SP), presidentes das frentes parlamentares de Hepatites Virais. O momento também registrará a presença das lideranças do Movimento Brasileiro de Luta contra as Hepatites Virais e Aliança Independente dos Grupos de Apoio, assim como da ONG Grupo Esperança, organizadora local do evento. Estão previstos eventos culturais durante a cerimônia de abertura.

As hepatites virais dos tipos B e C, são considerados como alguns dos mais graves e  preocupantes problemas de saúde pública mundial, atingindo no Brasil cerca de cinco milhões de pessoas. Como raramente apresentam sintomas, a falta de diagnóstico precoce e  tratamento adequado, levam os portadores, de forma silenciosa, à graves formas evolutivas, como a cirrose e o câncer hepático, sendo essa doença, a maior causa de transplantes de fígado.

O evento tem por finalidade a participação da Sociedade Civil na construção e aperfeiçoamento das políticas públicas. Com incentivo ao diagnóstico, ao tratamento, à prevenção e à promoção da saúde.

Também há o anseio que o evento propicie a interação das ONG que desenvolvem ações no enfrentamento da doença em todo o território nacional, junto aos técnicos e gestores da saúde, pretendendo-se firmar  pactuações que culminem com a ampliação de uma assistência adequada e digna.

Segundo o presidente da ONG Grupo Esperança, “Santos é uma referência nacional no enfrentamento das Hepatites Virais, e realizar a décima edição do evento, que faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde, ratifica o modelo exitoso do município contra essa complexa e incidente enfermidade, atualmente uma das maiores preocupações da saúde pública”.

Os trabalhos serão realizados através de mesas com vários eixos temáticos, que discutirão os principais problemas e dificuldades dos portadores de hepatites virais, como protocolos de tratamentos, prevenção primária e secundária, campanhas, diagnóstico, controle social,  transplantes, novos medicamentos, formas de dar visibilidade às hepatites virais, Programação de Ações e Metas.

Durante o evento também serão definidos, por votação de plenária, os representantes em comissões e conselhos oficiais do Ministério da Saúde.

Ao final do X ENONG, serão produzidos documentos postulatórios, que serão encaminhados às autoridades publicas de saúde, e que ainda servirão como base para o controle das ações a serem realizadas durante o próximo biênio.
 

Contatos poderão ser mantidos com os membros da Comissão Organizadora do X ENONG abaixo indicados:

Jeová Pessin Fragoso
Grupo Esperança de Apoio ao Portador de Hepatite – Santos – SP 
Email : grupoesperanca@hotmail.com   
(13) 8118-9327

Ever Felício de Carvalho
Grupo Esperança de Apoio ao Portador de Hepatite – Santos – SP
Email : everdecarvalho@uol.com.br 
(13) 7803-6448
        

*****
    

Francisco Martucci
Pres. ONG C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR
www.ctemquesaber.com.br
(14) 9671 24 24




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.