ENEM – psicólogo dá dicas de última hora

Nos próximos dias 3 e 4 de novembro serão aplicadas as provas do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). A edição deste ano já recebeu 5,7 milhões de inscritos, número que supera as edições anteriores. As provas serão aplicadas em dois dias. No primeiro, serão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. São 45 perguntas de cada área. No segundo dia, serão cinco horas e meia para linguagens, códigos e suas tecnologias, matemáticas e suas tecnologias, além da prova de língua estrangeira e uma redação.

Dr. Fernando Elias observa que mente, corpo e emoção representam um sistema integrado. Na hora das provas, manter o equilíbrio é fundamental para alcançar bons resultados.

Ele lembra que no dia da prova, é comum encontrar estudantes nervosos ou ansiosos. “Poucos fazem uma concentração para não entrar na agitação coletiva. É muito importante que cada um possa se isolar com em seus pensamentos. Essa atitude ajuda a barrar a influência da ansiedade das pessoas ao redor”, explica.
         

Algumas dicas para o dia da prova

* Não modifique seus hábitos dias antes ou no mesmo dia da prova. Seu estresse já vai ser alto, então não saia da rotina;
* Não dê ouvidos à agitação externa;
* Concentre-se em seus pensamentos e em suas crenças positivas;
* Ao fazer a prova, não se auto-avalie, muitas vezes o pensamento negativo da conquista poderá deixá-lo mais ansioso;
* Deixe que a prova o avalie, não o faça você mesmo;
* Permita-se fazer uma boa prova.
            

Fonte

Fernando Elias José – Psicólogo mestre em Cognição Humana pela PUCRS, palestrante, consultor organizacional e psicólogo clínico. Especialista em Diagnóstico Psicológico pela PUCRS, especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com Curso de Extensão em Psicoterapia Cognitiva na UFRGS. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Autor do livro “Concursos – Faça sem Medo” pela Editora Artes e Ofícios.
         

*****

 

Vitrine de Notícias
Paula Oliveira de Sá – Jornalista (DRT/RS 8575)
Assessoria de Imprensa
(51) 9219-1986




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.