Óleo de amendoim auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares

Opção de gordura vegetal sem colesterol, o óleo de amendoim não apresenta gordura trans em sua composição e auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares e de hipertensão
           

Devido à idade avançada, os idosos, que no Brasil somam 19 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possuem saúde mais frágil e estão mais propensos a problemas cardiovasculares e de hipertensão. Por esse motivo, os cuidados com a alimentação e a adoção de dietas mais saudáveis se tornam essenciais. Algumas pequenas mudanças, no entanto, como a troca  de gorduras saturadas pelas gorduras vegetais , podem enriquecer a qualidade dos alimentos e favorecer para o bem-estar durante a melhor idade.
        

Melhor para as artérias

O óleo de amendoim, por ser de origem vegetal, não dispõe de colesterol e possui grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, revela o engenheiro de alimentos Rafael Bedore. “O alimento está relacionado à redução do nível de colesterol ruim (LDL) no sangue sem alterar a quantidade de colesterol bom (HDL), que é o responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares. Em outras palavras, o óleo de amendoim  ajuda na prevenção do entupimento das artérias”.

O óleo de amendoim não contém gordura trans, que é prejudicial à saúde e eleva o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral. Em países como a Suíça e a Dinamarca, a utilização de alimentos com gordura trans é proibida. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já adotou medidas restritivas ao uso desse tipo de gordura.
          

Alimento mais nutritivo

Sem cheiro ou sabor, o óleo de amendoim é mais resistente do que os demais óleos e azeites, inclusive, quando exposto a altas temperaturas. “Enquanto outros tipos de óleos vegetais e até mesmo o azeite extra-virgem passam a perder nutrientes quando aquecidos ao calor superior à 180º, como é o caso da fritura, o óleo de amendoim resiste a 220º, perdendo, portanto, menos nutrientes e deixando os alimentos menos carentes de seus compostos naturais. Isso significa que o óleo de amendoim é mais resistente à oxidação do que os demais, além de não engrossar, não soltar fumaça nem escurecer durante o processo de fritura”, explica Bedore.
             

Fonte

Rafael Bedore – Engenheiro de alimentos da Sementes Esperança.

 

Sobre a Sementes Esperança

Pioneira na fabricação de produtos à base de amendoim, a Sementes Esperança conta com três unidades (todas instaladas na cidade de Jaboticabal, a 330 km de São Paulo), e ganha cada vez mais destaque no mercado interno e externo. Sempre à frente de ações pioneiras, a empresa aposta agora na reintrodução do Óleo de Amendoim refinado no mercado brasileiro. Sucesso de vendas em exportação há sete anos, o produto começou a ser comercializado por aqui em embalagens PET de 900 ml, para o setor de varejo, e à granel, para o segmento Food Service.
                

*****

 

Mais informações

Atitude Press Assessoria em Comunicação
Damaris Lago – damaris@atitudepress.com.br 
Claudia Gonçalves – claudia@atitudepress.com.br 
Natalia Fontão: natalia.fontao@atitudepress.com.br 
Contato: (11) 4229-0112
www.atitudepress.com.br

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.