Exercícios físicos – saiba o que fazer para protege os joelhos

Praticar exercícios físicos é muito bom, não é? Além de melhorar a saúde, ele proporciona uma qualidade de vida e longevidade. Durante a prática de qualquer atividade física todo o cuidado é pouco para evitar que os seus joelhos se machuquem. Sabe por quê? O joelho é responsável por aguentar e carregar todo o peso do corpo e também por mostrar alguns desgastes em relação ao aumento de peso, agachar ou andar.

De acordo com o Dr. Luiz Alberto Nakao Iha, para manter o peso e evitar lesões no joelho, o exercício físico deve ser realizado em intensidade moderada com duração de aproximadamente 30 minutos, cinco vezes por semana em um total de 150 minutos por semana.

“A articulação do joelho é uma das campeãs em reclamação por geralmente estar em movimento durante o exercício e suportar esforços sem nenhum tipo de proteção, sendo, portanto sujeita a torções e lesões diversas (ligamentares, musculares e cartilaginosa), podendo dificultar a prática do exercício e até mesmo impedir a prática”, explica o ortopedista.

As lesões mais frequentes são ligamentares, meniscais e condrais. A maioria desses traumas acontece por causa da prática irregular de exercícios físicos.

“A lesão do ligamento cruzado anterior, em nosso meio está muito associada a jogadores de futebol e quando não tratada de maneira adequada pode levar ao desgaste da cartilagem e consequentemente a artrose do joelho”, destaca o Dr. Luiz Alberto Nakao Iha.
     

Saúde para os joelhos

Atualmente no Brasil, vemos um número cada vez maior de pessoas correndo, caminhando ou praticando outros esportes como o futebol, basquete e vôlei, porém nem sempre estão bem orientados quanto aos cuidados que devem ter para essa prática. Para evitar que os joelhos fiquem sobrecarregados com o nosso peso, é necessário tomar algumas medidas.

“Um ponto importante que deve ser frisado é a avaliação médica, preferencialmente por um profissional com experiência no esporte, antes mesmo de se iniciar qualquer tipo de exercício, uma avaliação global da condição clínica do indivíduo para saber se o esforço que ele irá fazer traz algum risco à sua saúde”, esclarece o Dr. Luiz Alberto Nakao Iha.

A figura do educador físico também deve estar sempre presente para que exista um padrão definido de trabalho, para que tudo seja realizado de maneira adequada e, desse modo, sejam colhidos apenas os benefícios da atividade física.
                 

Dicas do Dr. Luiz Alberto Nakao Iha

* Realize exercícios de fortalecimento muscular e não apenas a atividade aeróbica para estabilizar as articulações;

Pré aqueça o corpo preparando-o para atividade, alongue a musculatura pós-exercício aeróbico para diminuir o estresse sobre o grupo muscular trabalhado;

* Pratique suas atividades em locais adequados, evitando os extremos de temperatura e umidade;

* Mantenha sempre a hidratação e boa alimentação, evitando desgaste desnecessário do corpo e consequente lesão;

* Respeite seu corpo, não realiza atividades além de sua capacidade (over traning);

* Durma bem, uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação do corpo;

Escolha corretamente seu material esportivo, sempre leve em consideração o local, tipo de piso, condição climática, sua constituição corporal e formato do pé (para escolha do melhor calçado);

* Siga corretamente o cronograma proposto pelo médico em conjunto com o educador físico.
          

Quer saber mais?

O Dr. Luiz Alberto esclarece as dúvidas mais comuns em relação à estrutura do joelho, lesões, tratamentos e como conciliar o exercício físico com o joelho:
       

1. Quais são os esportes que abusam dos joelhos?

Dr.Luiz Alberto: Qualquer esporte realizado sem orientação de um profissional pode ser prejudicial ao joelho. As modalidades que implicam mais na saúde dos joelhos são: saltos, mudança de direção repentina, flexão e rotação, são as maiores inimigas da articulação. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora de jogar futebol, participar de uma corrida, ciclismo ou tênis.
        

2. Tem como evitar as lesões?

Dr. Luiz Alberto: Opte pelos exercícios adequados para o nível de condicionamento e idade. Faça um alongamento muscular com duração de 10 minutos. Caso for começar a praticar um esporte, mantenha um ritmo leve ao longo de semanas ou meses. Aos poucos vá aumentando os exercícios durante o treinamento para adquirir o condicionamento do corpo. Essas medidas de segurança ajudam que o joelho não fique sobrecarregado e não sofra lesões.
          

3. O que eu faço quando ocorrer uma lesão no meu joelho?

Dr. Luiz Alberto: Após ocorrer a lesão, é recomendado fazer compressas de gelo com o intuito de diminuir o inchaço no local. Dependendo da lesão, a fisioterapia pode resolver. Nos casos de lesões de menisco ou do ligamento cruzado anterior poderá ser necessário realizar um tratamento cirúrgico.
         

4. O tipo de tênis que uso para praticar esporte pode interferir no joelho?

Dr. Luiz Alberto: O calçado também é responsável pela saúde dos joelhos de qualquer atleta e de pessoas que frequentam a academia ou fazem apenas caminhadas. Por isso, é importante você identificar qual é o seu tipo de pisada e usar o tênis correto para praticar atividades físicas. No caso, dos esportes que exigem de uma carga de força ou alto impacto, é recomendado o uso do tênis com sistema de amortecimento.
      

5. Em relação aos sapatos de salto alto para as mulheres, eles prejudicam a movimentação dos joelhos?

Dr. Luiz Alberto: O problema é que o saldo alto induz o encurtamento muscular e o deslocamento do centro de gravidade do corpo. Esse processo pode acarretar alterações articulares nos membros inferiores, principalmente os joelhos. Mas, não são só os sapatos de saltos que podem causar problemas, os ssapatos baixos como as rasteirinhas também podem sobrecarregar os tornozelos e joelhos por não conseguir absorver o impacto da caminhada.
          
 
Fonte

Luiz Alberto Nakao Iha – Médico ortopedista graduado pela Universidade Federal de São Paulo, médico da Clínica Healthme gerenciamento de perda de peso.
          

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