Médicos reconhecem importância da atividade física

Exercícios passam a ser prescritos como parte do tratamento
   

Recentemente o Brasil aderiu a um programa norte-americano que treina os médicos para que eles recomendem e prescrevam exercícios físicos a seus pacientes. De acordo o Dr. Mohamad Barakat, essa medida em conjunto com uma alimentação balanceada e outros hábitos saudáveis, pode amenizar os efeitos do envelhecimento sob nosso corpo e mente. “Nosso organismo é como um carro, e pode durar mais tempo e com melhor desempenho se for bem cuidado e a atividade física é uma excelente maneira de fazermos a manutenção dessa máquina incrível que é o ser humano”, completa.

O projeto “Exercise is Medicine” foi criado em 2007 pelo American College of Sports Medicine e pela American Medical Association e visa capacitar profissionais da área da saúde para a adição da atividade física aos tratamentos convencionais. “Isso demonstra que a medicina está cada vez mais reconhecendo a importância dos exercícios. Aliada à ciência, são inúmeras as pesquisas que comprovam os benefícios da atividade física para corpo e mente”, destaca Dr. Barakat.

Um desses estudos, conclui que a cada 15 minutos diários de exercício físico praticado, o risco de morte reduziria em até 4%. O que ajuda a motivar ainda mais a prática, mesmo que em menor quantidade. Além de prevenção, o programa americano também tem “prescrições” de exercícios para os pacientes já acometidos por diferentes doenças, como câncer, alzheimer, hipertensão e esclerose. “Desde que sob a orientação adequada, quase não há restrições para quem quer se exercitar”, finaliza o especialista.
           

Fonte

Mohamad Barakat – Médico nutrólogo, especialista em metabologia e fisiologia do exercício.

         

*****
         

Informações à imprensa

RS Press
(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197 / (11) 7839-4977

Dimayma Belloni / dimaymabelloni@rspress.com.br
Acompanhe a RS Press também no Twitter: @rspressweb e Facebook: RS Press

       
    
      




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.