Dia do Fisioterapeuta – avanços tecnológicos e novas técnicas mudam o cenário da profissão

Para a fisioterapeuta do trabalho Claudia Wanderck, a busca pela especialização deve ser a principal preocupação dos profissionais da área 
           

No dia 13 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Fisioterapeuta. Regulamentada no país apenas em 1969, nessa mesma data, a área é relativamente nova e ganha cada vez mais espaço na saúde brasileira. Nos últimos anos, empresas de diversos setores da economia contam com a atuação destes profissionais, que garantem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

É o caso de Claudia Wanderck que, desde 1999, foca sua profissão em prestar serviços na área de fisioterapia do trabalho. “O que vem ganhado destaque na nossa profissão nos últimos anos é justamente a área de Ergonomia, que busca preservar a saúde dos trabalhadores. Já no campo clínico, as terapias manuais e alternativas começam a conquistar os pacientes”, avalia.

Para a fisioterapeuta, a influência de novas tecnologias e dos aparelhos ergonômicos, cada vez mais sofisticados, permitem novas formas de avaliação. “Através de softwares e equipamentos microprocessados, que são mais eficientes, essas mudanças geraram um nicho de mercado para o fisioterapeuta atuar na prevenção do uso incorreto da tecnologia e consequências sobre a saúde das pessoas”, ressalta Claudia.

Já no que diz respeito aos desafios da profissão, a fisioterapeuta avalia alguns pontos principais que ganharam destaque no mercado. “Acredito que o nosso grande desafio é estar inserido em todas as equipes de saúde, como profissional fundamental no processo de reabilitação global do paciente, estar presente na rede pública, em hospitais e clínicas de variadas especialidades onde ainda não estamos inseridos. Para isso, é necessário que os fisioterapeutas busquem especialização. Quanto mais específica for a área de atuação, mais credibilidade ganha o profissional”, completa.

       
 
Sobre a Long Life Fisioterapia

Criada em 1999, a Long Life Fisioterapia integra o Grupo Long Life, que também conta com academia. A fisioterapia hoje é o principal segmento do grupo, que desenvolve também atividades em reabilitação, hidroterapia, plataforma vibratória, psicologia, RPG, auriculoterapia e estética. Atualmente a Long Life Fisioterapia é referência quando se trata de saúde ocupacional. Atuando de forma eficiente no trabalho de ergonomia, ginástica laboral e conscientização dentro das indústrias, possui mais de 30 clientes atendidos regularmente, em diversas cidades catarinenses.
         

*****
                 

Sabrina Hoffmann
(47) 3340-2205 | (47) 9246-7215
www.melz.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.