Alimentos que favorecem a circulação

Você adora uma salada com alface, tomate, aipo e azeite? Saiba que esses alimentos fazem parte do grupo “sangue bom”, ou seja, que favorecem a circulação e previnem doenças do coração.

De acordo com a Dra. Liliane Oppermann, problemas na circulação sanguínea que estão associados à flebite, varizes e arteriosclerose, podem desencadear facilmente em pessoas acima de 50 anosManter uma alimentação balanceada é uma das maneiras mais indicadas para prevenir essas doenças.

“A alimentação tem a função de introduzir no organismo substâncias indesejadas como gorduras que vão se depositando em forma de placa na parede das artérias. Com o acúmulo dessas gorduras, elas impedem que o sangue circule e algumas partes do organismo podem ficar sem irrigação. O comprometimento de todo esse processo pode causar infartos, derrames e até amputação. Por esse motivo, é importante adotar hábitos alimentares saudáveis”, explica a nutróloga.

Basta você abusar de carnes gordurosas, biscoitos, frituras para colocar o funcionamento do sistema circulatório que é responsável pela irrigação do corpo humano em risco.

“Evite excesso de sal, açúcar, gordura e inclua mais frutas e vegetais na sua refeição. Consuma também alimentos ricos em ômega 3 como peixes e óleos vegetais. Eles ajudam a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, além de combater a pressão alta, entre outros benefícios”, alerta a nutróloga.
             

Cardápio saudável

A ingestão de alguns alimentos pode ajudar a estimular a circulação sanguínea e linfática, fazendo com que o organismo se sinta mais leve e melhorando o bem-estar geral. A Dra. Liliane Oppermann fez uma lista dos alimentos que devem ser inseridos e evitados nas refeições para garantir uma circulação saudável:

* Carnes, aves e peixes – Você pode consumir peixes, peito de galinha ou de peru sem pele. Camarão, carne de porco e mariscos devem ser ingeridos com moderação. Diminua as carnes de boi, presunto, salsicha em suas refeições. O seu sangue agradece!

* Derivados de leite – Opte por leite e iogurte desnatado, queijos de minas e ricota. Evite o consumo exagerado de leite integral, queijos amarelos gordos, creme de leite, nata e manteiga.

* Gorduras – Dê preferência para os óleos vegetais de milho, arroz, soja, girassol, oliva e margarina cremosa. Frituras em geral, banha e bacon devem ser eliminadas da sua refeição.

* Ovos – Evite a gema de ovo, omeletes e maionese.

* Verduras, legumes e cereais – Adote as verduras e legumes em geral; arroz, feijão, lentilha, massa sem ovo, milho, aipim cozido e todos os tipos de pães no seu cardápio. Consuma com  moderação biscoitos e panquecas. Tente não consumir doses exageradas de massas, pizzas, feijoada com carnes gordurosas.

* Frutas – Escolha as frutas rica em fibras e que contem vitamina C. “As frutas antioxidante servem para manter as paredes venosas em bom estado e ajuda a combater a fragilidade capilar. Laranja, limão, amoras e a banana, principalmente por ser rica em potássio devem ser consumidas diariamente”, aconselha a Dra. Liliane Oppermann.

* Evite os industrializados – Bolas recheadas, sopas instantâneas, pães de preparo rápido, pipoca salgada, batata chips, todos eles são ricos em gordura e prejudiciais a circulação. Apesar de esses alimentos serem uma tentação é melhor evitá-los.
           
 
Fonte

Liliane Oppermann  – Médica Nutróloga – CRM 123314.
           

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