Tratamento do câncer com radioterapia

Sociedade Brasileira de Radioterapia oferece curso de tratamento do câncer com radioterapia
O  objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais e prepará-los para realizar tratamentos avançados de câncer no País
       

A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) lançou seu primeiro curso online de educação continuada para atualização de profissionais da área em todo País. A iniciativa conta com a parceria da Varian Medical Systems, líder mundial na fabricação de tecnologias para o tratamento do câncer com equipamentos para radioterapia e radiocirurgia.

Dividido em seis módulos distintos, o curso é ministrado por especialistas altamente qualificados. Já as aulas, são todas transmitidas em tempo real via internet, a partir do website da SBRT. “O objetivo de oferecer esse curso à distância é levar o conhecimento sobre as novas tecnologias aos profissionais de áreas distantes dos principais centros, capacitando-os para tomar as melhores decisões terapêuticas de acordo com a tecnologia disponível. Com isso melhoraremos o nível da especialização em radioterapia no Brasil, o que terá impacto direto no acesso dos pacientes destas regiões a tratamentos mais avançados e eficazes, conduzidos por especialistas com níveis de qualificação adequados,” afirma Dr. Robson Ferrigno, presidente da SBRT.

Outra iniciativa, que beneficia os profissionais da área, é o lançamento das versões em português dos softwares para planejamento e gerenciamento de tratamentos com tecnologias em radioterapia da Varian. Esses softwares foram adaptados para a rotina do tratamento local com o suporte de especialistas brasileiros. Além de maior segurança, os sistemas em português facilitarão o aprendizado e a utilização de recursos mais avançados disponíveis nos equipamentos.

A empresa tem ainda um acordo assinado com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para investimentos no programa Ciências sem Fronteiras, iniciativa do governo federal para promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, tecnologia e da inovação através do intercâmbio e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores.
       

Mais sobre Radioterapia

A radioterapia é indicada para mais de 60% de todos os casos de câncer, inclusive os mais prevalentes da população brasileira: próstata e pulmão, entre os homens, e mama e colo uterino, entre as mulheres. Geralmente, o tratamento é administrado através de uma máquina chamada acelerador linear, que envia radiação ao ponto exato onde está localizado o tumor com o objetivo de destruir a células cancerígenas, ao mesmo tempo em que minimiza a exposição de tecidos e áreas sadias. Os tratamentos radioterápicos exigem o desenvolvimento de um complexo plano de procedimentos, que é executado por uma equipe multidisciplinar composta por um radio-oncologista, um físico médico e um tecnólogo, com o auxílio de softwares para planejamento e gerenciamento do tratamento.

           

             
          

Sobre a Varian no Brasil

A Varian possui uma relação de longo prazo com a comunidade brasileira de tratamento do câncer. A companhia forneceu o primeiro acelerador linear para o Hospital Oswaldo Cruz, em 1971.

Atualmente, a tecnologia Varian está presente em várias instituições de referência no tratamento do câncer, incluindo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital AC Camargo, Hospital Sírio Libanês, e o Hospital Beneficência Portuguesa, todos em São Paulo.

Sobre a Varian Medical Systems, Inc.

A Varian Medical Systems é a fabricante líder mundial de dispositivos médicos e de software para tratamento de câncer e outras condições médicas com radioterapia, radiocirurgia e braquiterapia. A empresa também fornece software de informática para gerenciamento de clínicas de câncer em geral, centros de radioterapia e práticas oncológicas médicas. A Varian é a principal fornecedora de tubos e detectores digitais para radiografias em aplicações médicas, científicas e industriais, e também fornece produtos de geração de imagens de raios X para varredura de carga e inspeção industrial.

A Varian possui sede em Palo Alto, Califórnia e foi uma as primeiras empresas a se estabelecer no Vale do Silício. Os cientistas e físicos da Varian desenvolveram e construíram o primeiro acelerador linear médico instalado na Universidade de Stanford. A empresa também foi uma das primeiras a se associar à Universidade de Stanford para desenvolvimento de pesquisas de alta tecnologia.
            

*****
       

Para mais informações

Edelman Significa
Elaine Lewis
elaine.lewis@edelmansignifica.com
(11) 3060 3159
Juliana Domingues
juliana.domingues@edelmansignifica.com
(11) 3060 3151
Mayumi Kobayashi
55 11 3060.3152
www.edelman.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.