Aterosclerose e Síndrome Metabólica: Atualização

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 20% da população que vive em países industrializados tem ou terá a Síndrome Metabólica

A SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Franca promove, em 22 de setembro, a palestra Aterosclerose e Síndrome Metabólica: Atualização. Direcionada a clínicos gerais, cardiologistas, endocrinologistas, pediatras, vasculares, nefrologistas, geriatras, acadêmicos e profissionais de saúde, abordará as novidades em tratamento e diagnóstico.

Segundo o presidente da Regional Franca da SOCESP, Dr. Luiz Alfredo Husemann Patti, a doença é uma associação de pelo menos três fatores de risco cardiovascular como hipertensão, dislipidemia, obesidade e diabetes. Outros fatores de risco modificáveis como o sedentarismo e o tabagismo também são prejudiciais. Já a aterosclerose é uma doença inflamatória que leva à obstrução das artérias de todo o organismo – especialmente artérias coronárias, artérias carótidas e cerebrais, artérias renais e artérias dos membros inferiores – AGRAVADA pelo acúmulo de lípides (principalmente colesterol) em suas paredes. “O grande objetivo é apresentar estudos e técnicas que ajudem a combater a associação entre as doenças”, afirma.

O diagnóstico e o tratamento da Síndrome Metabólica assumiu uma grande importância nos últimos anos. No Brasil, segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, o excesso de peso e a obesidade afetam 62,6% dos homens e 64,9% das mulheres. Os dois são fatores determinantes para despertar uma predisposição à hipertensão, diabetes ou dislipidemia. “O controle do peso, hábitos saudáveis de vida e a visita regular ao médico podem ajudar no controle da Síndrome Metabólica e da Aterosclerose”, com suas temíveis complicações, conclui Dr. Luiz Alfredo Husemann Patti.
   

SOCESP Franca

Aterosclerose e Síndrome Metabólica: Atualização

Data: 22 de setembro de 2012
Horário: 10h00
Local: Centro Médico de Franca
Endereço: Rodovia Municipal Tancredo Neves, km 02 (Rod. Franca/Claraval)

Informações e inscrições: (11) 3179-0039 /0049
www.socesp.org.br
** Acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade.  Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.
  

*****
  

Mais informações

DOC Press Comunicação – SOCESP
Anadi: Tel: (11) 5533-8781
Camila: Tel: (11) 5093-4710




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.