Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença desmielinizante, autoimune, que afeta o sistema nervoso central e, por motivos genéticos e/ou ambientais, ataca a bainha de mielina – camada de gordura que envolve os neurônios. Como consequência, causa lesões motoras, sensitivas e/ou cognitivas. A bainha de mielina funciona como uma proteção aos axônios – prolongamento dos neurônios – por onde são transportados os impulsos elétricos que permitem os movimentos e as sensações de temperatura, tato, olfato, etc. Sem a bainha de mielina, os axônios ficam como ‘fios desencapados’, prejudicando a transmissão desses impulsos à regiões afetadas.

Ao contrário do que se pensa, a esclerose múltipla não é uma doença de idosos e sim uma enfermidade que atinge jovens adultos, com idade entre 20 e 40 anos, especialmente mulheres. Os sinais e sintomas variam bastante, segundo explica Dr. Eber: “Os sintomas vêm em surtos que podem durar até três semanas e melhoram espontaneamente. Os mais comuns são dormência em braços ou pernas ou outra parte do corpo com duração maior que 24 horas, perda da visão em um olho ou visão dupla, tonteiras com maior dificuldade em manter o equilíbrio, distúrbios urinários, como urina presa ou solta”.

O diagnóstico pode ser rápido ou, como na maioria das vezes, ser adiado por meses ou anos, segundo Dr. Eber: “Depende das condições de estrutura do local do atendimento e principalmente da formação do médico para poder diagnosticar se aquele sintoma significa um surto de EM ou não”.

Em Brasília existem aproximadamente 300 pacientes portadores da doença, mas a incidência média de EM no Brasil é de 15 pacientes para cada 100.000 habitantes, com estimativa de cerca de 30.000 pacientes com EM no País.
                   

Fonte

Eber Castro Corrêa – Formado em neurologia clínica e neuropediatria; membro da Academia Brasileira de Neurologia; orientador da SEMBRA (Sociedade de Esclerose Múltipla de Brasília) e orientador do corpo técnico da FEBRAPEM (Federação Brasileira de Associações Civis Portadores de Esclerose Múltipla).
           

*****

      
Aline Silva
WN&P Comunicação
Tel.: (55 11) 5095-2660
E.mail: aline.silva@wnp.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.