Workshop Kundalini Yoga para estresse e depressão

Você sabe o que é estresse e como ele pode afetar sua saúde e bem estar?
  

Você poderá responder esta pergunta dia 25 de agosto,de  10 às 12h, no Espaço Nirvana. Akal Murth Singh, Professor de Filosofia, Yoga, Terapeuta e Mestre de Reiki, realizará uma palestra aberta e gratuita com o tema ‘Kundakini Yoga para estresse e depressão’ .

O estresse é uma reação humana natural e importante para a sobrevivência e o desenvolvimento humano. Ele surge quando algo à nossa volta se modifica e os sentidos captam essa mudança, a informação é levada a um local do cérebro chamado tálamo, de onde é enviada ao neocortex cerebral (cognitivo) e ao sistema límbico (emocional). Os dois conversam a respeito da informação e se a mudança for considerada ameaçadora, o neocortex envia uma mensagem ao hipotálamo, que a retransmite para a glândula pituitária. Esta, por sua vez, aciona as supra-renais.

As glândulas supra-renais, imediatamente liberam a adrenalina, que criará um estado de alerta total para que a situação ameaçadora seja plenamente atendida e preserve o indivíduo de qualquer risco para a sua sobrevivência e seu bem-estar. Esse estado de alerta para responder a uma situação ameaçadora externa ou interna, é o que denominamos estresse. Muitas vezes ele é necessário, pois potencializa a capacidade de reação do indivíduo.

A ação da adrenalina aumenta a frequência cardíaca, leva mais sangue para a periferia do corpo, ativa a função cognitiva, deixa a pessoa pronta para atacar ou se afastar do perigo. Quando a situação perdura, a reação do estresse se intensifica com a liberação do hormônio cortisol, mais forte que a adrenalina.

A ação prolongada desses dois hormônios tem efeitos corrosivos sobre o organismo humano: aumentam a acidez no estômago – podendo criar gastrites e úlceras, mantém a mente agitada dificultando o sono, alteram a circulação sanguínea, criam maior propensão a problemas cardíacos, hipertensão, prisão de ventre, ansiedade, depressão, irritabilidade e muitos outros problemas.

Todos sabem que o ritmo das mudanças na sociedade contemporânea é cada vez maior. A impermanência de todas as coisas, pessoas, situações, é constante e inevitável. Portanto, os fatores de estresse estão sempre presentes nas situações de trabalho, família, relacionamentos e saúde. No entanto, nenhum dos fatores de estresse pode realmente produzi-lo. O que determina a manifestação do estresse é a maneira como reagimos às situações e não a situação em si.

Havendo calma e clareza mental-emocional, muitas situações que em outro estado mental pareceriam ameaçadoras, e que por isso mesmo provocariam a reação de estresse, não serão percebidas dessa forma e o estresse então será evitado. Com a prática regular de Yoga e Meditação, além de tranquilização e clareza mental, é possível também potencializar a capacidade da resposta humana às circunstâncias, fazendo com que o estresse torne-se realmente desnecessário.

O Kundalini Yoga é uma estratégia de intervenção dinâmica corporal, energética e psíquica. Através de técnicas especificas o estresse deixa de ser um problema e passa a ser apenas o que ele é: uma reação humana, natural, que muitas vezes pode e deve ser evitada. Quando não for possível evitar que seja desativada imediatamente após seu uso criativo e adequado. A possibilidade de desativar o estresse ocorre porque as práticas do Kundalini Yoga criam uma reação hormonal inversa à do estresse, trazendo relaxamento e grande vitalidade. Exercícios psicofísicos, expressão emocional, técnicas respiratórias, mantras e Meditação são utilizados para esse fim. Além disso, o próprio crescimento pessoal decorrente da prática regular, torna possível compreender de uma maneira nova determinadas situações e responder de forma tranquila, confiante e criativa aos desafios da vida. O Kundalini Yoga, portanto, desenvolve a habilidade de viver bem com o estresse, aprendendo a usar criativamente essa energia quando ela é necessária, e desativando imediatamente, antes que se torne nocivo à saúde.

“Na medida que aprendemos a nos concentrar em uma tarefa de cada vez, e a escolher com clareza a própria tarefa isso já começa a acontecer. Costuma-se dizer que uma pessoa estressada diz: Não posso parar para Meditar, pois tenho muita coisa para fazer. E uma pessoa ativa, que sabe relaxar diz: Tenho muita coisa para fazer hoje. Vou acordar mais cedo e Meditar. Com alguns minutos de Meditação no estilo do Kundalini Yoga, temos visto pessoas otimizarem o uso do tempo, administrando melhor a sua própria vida mental/emocional, ou seja, perdendo menos tempo com devaneios e preocupações inúteis e ganhando mais confiança e positividade em suas escolhas e mais vontade e motivação para na concretização de seus projetos”, ressalta Akal Murth Singh.

 
Serviço

Workshop Kundalini Yoga para estresse e depressão

Data: 25/08/2012
Horário: 10h às 12h
Valor: Gratuito
 
Espaço Nirvana
Praça Santos Dumont, 31 – Gávea
Tel: 2187-0100




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.