I Congresso e X Jornada de Psicologia da Saúde – O Sentido do Cuidar

Evento promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e pela Casa do Cuidar acontece em Outubro, em São Paulo
          

Logoterapia, musicoterapia, cuidados paliativos e integrativos, psico-oncologia. Estes e outros temas serão discutidos durante o “I Congresso e X Jornada de Psicologia da Saúde – O Sentido do Cuidar”, realizado entre 12 e 14 de Outubro, em São Paulo. Promovido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Casa do Cuidar, organização não-governamental que promove prática e ensino de cuidados paliativos, o evento também abordará o autocuidado dos profissionais que atuam no ambiente hospitalar.

Nesta edição comemorativa de dez anos, a Jornada de Psicologia da Saúde agrega a realização de um Congresso na programação. “O objetivo é ampliar o debate em torno da sensibilização do humano que há dentro de cada psicólogo da saúde como cuidador”, ressalta Fernanda Rizzo di Lione, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e uma das coordenadoras do evento.

Segundo Cristiane Ferraz, mestre em Musicoterapia, o autocuidado do profissional de psicologia dentro do ambiente hospitalar merece atenção. “É comum o contato com situações de grande sofrimento físico, psicológico, social e espiritual e o testemunho de vivências de dor e tristeza diante de doenças graves, sem contar que o profissional vive constantemente com a preocupação em não se envolver emocionalmente”.
           

Atualização

O evento contribuirá para o acesso às informações atualizadas, além da criação de uma rede de contato importante aos participantes, segundo a psicóloga Daniela Achette, Psicóloga da Unidade de Psicologia Hospitalar e membro da Comissão Científica do Curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês.

“O suporte emocional é parte fundamental de um processo de tratamento, uma vez que dificuldades de adaptação podem surgir em diferentes intensidades. A intervenção psicológica oferece continência e validação de medos, angústias e incertezas que, apesar de contextualizados pelo processo de tratamento, podem ser cuidados e re-significados. É de extrema importância que o psicólogo que se propõe a atuar nesse contexto busque constantemente espaços para aperfeiçoar sua prática assistencial”, considera.

Para Francisco Carlos Gomes dos Santos, psicoterapeuta e sócio-fundador da ONG Casa do Cuidar, o congresso acontece em um momento de grandes desafios. “De um lado, temos a indústria da doença; de outro, a promoção e a customização da saúde. É importante desenvolver uma consciência critica da realidade e o evento traz em seu conteúdo uma forte reflexão em relação à prática da Psicologia.”
         

Programação

Durante os três dias do evento, o público contará com uma diversificada grade de programações, que inclui:

* Workshops [Logoterapia – A Cura pelo Sentido | Musicoterapia | Pediatria | Cuidados Paliativos | Instrumentos de Avaliação Psicológica];
* Palestras [Luto Silenciado, Luto de Equipe | Por que eu Faço o que eu Faço | O Psicólogo no Contexto Hospitalar | Reabilitação Aguda];
* Sessões Paralelas [Como eu Faço? | Cuidados Integrativos | Avaliação de Transplantes | O Psicólogo na UTI – Atendendo Paciente, Família, Equipe];
* Mesas-Redondas [Psicologia em Atenção Primária | Bioética | Psico-Oncologia];
* Dinâmica [Cuidando de Quem Cuida]; e
* Apresentação de trabalhos com temas livres e premiações.
                         

Casa do Cuidar

A ONG Casa do Cuidar tem como meta a excelência da prática e do ensino voltado a Cuidados Paliativos, bem como a divulgação desse conhecimento aos profissionais de saúde, a fim de que o atendimento eficaz do alívio de dor e outros sintomas relacionados ao fim da vida sejam tratados de maneira adequada e satisfatória. Entre os projetos que desenvolve, destacam-se: Cuidando de Quem Cuida; Adote um Paciente; Ensino; Consultoria; Reuniões de Finitude e Suporte ao Luto.
        

Serviço

I Congresso e X Jornada de Psicologia da Saúde – O Sentido do Cuidar

Data: 12 a 14 de Outubro – 2012
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Rua Coronel Nicolau dos Santos, 69 – Bela Vista – São Paulo/SP

Programação e Inscrições: www.hospitalsiriolibanes.org.br/ensino
Tel.: 3155-8800
E-mail: iep@hsl.org.br; secretaria.iep@hsl.org.br

Parceria: Casa do Cuidar – www.casadocuidar.org.br 
Tel: (11) 9191-1452
E-mail: faleconosco@casadocuidar.org.br
    

*****
        

Informações

Assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês

WN&P Comunicação
Maristela Orlowski (maristela.orlowski@hsl.org.br) 
Giuliana Benzi (giuliana.benzi@hsl.org.br)

Tel.: (11) 3155.1090/ 3155.1180
Plantão: (11) 9135-1217
Assessoria de imprensa da ONG Casa do CuidarHed Ferry – hedjornalista@gmail.com 
Tel.: (11) 2842-6221
Cel.: (11) 9297-3602




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.