Relação sexual no pós-parto

A chegada de um bebê na família promove inúmeras alterações na vida de um casal. A preocupação extra com o bem estar da criança e os horários descontrolados da nova rotina fazem com que homem e mulher não se atentem a uma coisa: a sexualidade. Mas, afinal, como fica a relação sexual no pós-parto?

Segundo a Dra. Denise Gomes, as relações não devem ser iniciadas logo após o parto. “A mulher necessita de um período de recuperação e a abstinência sexual é recomendada durante, pelo menos, as cinco primeiras semanas”, diz a médica reforçando que esse prazo pode aumentar de acordo com uma avaliação médica específica.

Um ponto importante e que favorece esse “descanso” é que a diminuição do desejo sexual por parte do casal neste período é comum. Ter uma criança em casa consome a disposição do casal que passa a se preocupar em plenitude com a criança. Nas mulheres essa queda na libido deve-se também ao descontrole hormonal que um parto promove.

Passadas as semanas, o ideal é buscar uma revisão de um obstetra. Caso não haja contra-indicação médica, o sexo pode ser retomado normalmente. A médica explica que, mesmo após o veredicto do médico, é importante se atentar a alguns detalhes:

Muita gente acredita que o fato de estar amamentando inibe o surgimento de uma nova gravidez. Não é bem assim. As chances de engravidar diminuem, caso o bebê amamente única e exclusivamente do leite materno. Nesses casos, há 98% de probabilidade de não engravidar até aos seis meses pós-parto.

Utilize um preservativo para se proteger das infecções e das doenças sexualmente transmissíveis. Nos casos de parto via vaginal, há um risco de infecção na episiotomia, portanto, é importante o casal de cuidar. O preservativo também inibe outra gravidez.

Não se esqueça que a lubrificação é muito importante, caso seja necessário utilize um lubrificante anestésico, de modo a evitar desconfortos, normais nesse período.
          

Fonte

Denise Gomes – Médica ginecologista e Obstetra, Diretora Médica da Plena Clínica.
www.denisegomes.com.br
            

*****
              

Sacha Silveira Assessoria de Comunicação
MTB – 51.948-SP
Tel –  (11) 2592-5934/2679-4437/8949-3747
Endereço – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1239
Site – http://www.sachasilveira.com.br
E-mail – sachasilveira@sachasilveira.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.