O poder dos alimentos contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma das doenças mais frequentes entre os homens de maior idade. Apesar de bastante divulgada, ainda é a causa de muitas mortes mundo afora. Todos sabem que exames regulares podem diagnosticar com precisão a doença e facilitar um tratamento bem sucedido, o que muitos ainda não sabem é que uma simples alternativa (que todos têm em casa) pode ser usada na prevenção dessa doença: O alimento.

A médica Liliane Oppermann explica que há evidências sugerindo que uma dieta rica em gordura animal pode elevar o risco de câncer de próstata, enquanto uma alimentação com muitas frutas e vegetais poderia diminuir o risco.

Um estudo feito pela Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle, mostrou que limitar ao máximo as gorduras animais em 30% das calorias diárias reduziria o risco do câncer de próstata para a metade.
              

Para facilitar o entendimento, Dra. Liliane Oppermann selecionou alguns dos alimentos e nutrientes que mais previnem o câncer de próstata:

* Alimentos com licopeno – Em geral são frutas e legumes de coloração vermelha ou alaranjada. O licopeno é um beta-caroteno natural presente: na cenoura, tomate, mamão, melancia, goiaba. Um estudo de Havard mostrou que alimentos com licopeno diminuem em até 35% os riscos do câncer de próstata. Tudo indica que possui uma ação inibidora sobre as células neoplásicas.

* Alho e cebola – Há indícios de prevenção do câncer de próstata em até menos 30% e o responsável pelo benefício seria um composto sulfuroso – o allium-, que também é responsável pelo cheiro característico.

* Soja – Esse vegetal possui Isoflavonoides (estrógenos vegetais) que auxiliam na prevenção.

*Semente de linhaça – Tomar 4 colheres de chá de sementes de linhaça misturadas com o suco de sua preferência, diariamente é uma ótima proteção contra o câncer de próstata. Quem preferir pode usá-las trituradas (liquidificador) ou o grãos inteiros.

* Selênio e Vitamina EClara de ovo, nozes e sementes, em geral são ricos em Vitamina E. Já a castanha-do-pará, frutos do mar, aves, carnes vermelhas e grãos possuem alta concentração de selênio. E não é preciso comer muito, a ingestão de duas nozes por dia, por exemplo, supriria as necessidades diárias de cada indivíduo.

* Verduras – Estão liberados brócolis, couve-flor, espinafre.
                

Fonte

Liliane Oppermann – Médica Nutróloga.
www.doutoraliliane.com.br 
                        

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