TPM: descubra porque a mulher fica estressada nessa fase

Cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas de TPM (tensão pré-menstrual). Desse total, 20% apresentam sinais com intensidade suficiente para atrapalhar as atividades diárias e, dessa porcentagem, de 5 a 8% necessita de tratamento especializado. Nesse período que antecede a menstruação, a mulher pode apresentar cefaleia, tensão emocional, queixas de inchaço e dores pelo corpo. “Também são comuns, em alguns casos, alterações emocionais mais específicas como irritabilidade e sensibilidade exagerada, crises de choro ou até mesmo de fúria”, informa o Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

Durante muito tempo acreditou-se que a irritabilidade e sintomas associados poderiam estar relacionados à queda da taxa de progesterona característica do último quarto do ciclo menstrual. E, neste caso, uma simples ingestão de progesterona seria capaz de atenuar os sintomas apresentados. “Por muito tempo, a TPM foi tratada com reposição hormonal”.

No entanto, ao ser constatado que mulheres que apresentavam tais sintomas durante a TPM possuíam a mesma taxa hormonal que aquelas que não apresentavam os sinais, o tratamento deixou de ter tanta importância. Ainda não existe uma resposta exata que justifique esta mudança no humor na fase pré-menstrual, mas existem suspeitas de que as causas estejam ligadas às alterações hormonais individuais associadas a uma alteração neuroquímica.

Isso porque ocorre uma hiperestimulação da serotonina no período folicular do ciclo enquanto que, no estágio lúteo, a atividade da serotonina seria bem mais baixa. E, nessa fase, uma alimentação rica em triptofano (substância que proporciona a sensação de bem estar e auxilia no combate à depressão) pode auxiliar na atenuação dos sintomas, enquanto que certos alimentos como álcool, café chocolate e doces em geral podem aumentar a ocorrência dos sintomas da TPM. Entre os alimentos ricos em triptofano estão: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, castanha, soja, banana, abacate, arroz, batata, feijão, lentilha, legumes e mel.
             

Fonte

Domingos Mantelli Borges Filho – Médico ginecologista e obstetra.
                 

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