Diretrizes de Cardio-Oncologia

A relação entre as doenças cardiovasculares e o tratamento do câncer vem sendo estudada desde que pacientes tratados com diversas drogas quimioterápicas desenvolviam doenças do coração como: miocardiopatias, insuficiência cardíaca, tromboses e infartos. Por outro lado, muitos pacientes submetidos a tratamento para câncer, já são portadores de doenças do coração que poderão ser rapidamente agravadas com a quimioterapia ou a radioterapia. Esta constatação fez com que inúmeros trabalhos científicos fossem desenvolvidos em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde foi publicada, em 2011, a I Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia.

Para apresentar as últimas atualizações sobre o assunto, a SOCESP – Sociedade de Cardiologiado Estado de São Paulo promove no dia 21 de junho, a palestra Diretrizes de Cardio-Oncologia para cardiologistas, oncologistas e médicos clínicos.

Durante o evento serão apresentadas algumas abordagens das Diretrizes como, por exemplo:

* Como identificar os pacientes que têm mais sensibilidade a desenvolver doenças do coração em resposta ao tratamento de quimioterapia?
* Quais quimioterápicos disponíveis são mais susceptíveis de causar cardiotoxicidade?
* Como prevenir a cardiotoxicidade em pacientes com câncer que vão fazer quimioterapia?
* Qual a melhor forma de tratar as doenças do coração que se desenvolveram a partir do tratamento do câncer?

Também serão apresentadas formas de conduta para os pacientes que serão submetidos a tratamento para câncer, mas que já são portadores de doenças do coração e que poderão ser rapidamente agravadas com a quimioterapia e radioterapia.

Segundo o 1º secretário da Regional ABCDM da SOCESP, Dr. Rogério Krakauer, todas as questões e condutas são baseadas nas mais recentes evidências cientificas sobre o assunto e tem como base a I Diretriz Brasileira de Cardio-Oncologia. “Atualmente, a publicação serve como guia para os médicos clínicos, cardiologistas eoncologistas que encontram, neste documento, um importante instrumento de orientação para evitar que os pacientes tenham o seu câncer curado pelos avançados tratamentos disponíveis atualmente e venham a morrer de doenças do coração secundárias ao tratamento do câncer”, afirma Dr. Krakauer.
                

Serviço

SOCESP ABCDM | Diretrizes de Cardio-Oncologia

Data: 21 de junho de 2012
Horário: 19h30
Local: Hotel Mercure – Av. Industrial, 885- Jardins, Santo André

Inscrições: abcdm@socesp.org.br ou www.socesp.org.br (SEM CUSTOS)
          

*****

 

Mais informações para a imprensa

Doc Press Comunicação

DOC Press Comunicação – SOCESP
Anadi: Tel: (11) 5533-8781
Vanessa: Tel: (11) 5093-4710

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.