Dia Mundial Sem Tabaco marca início de campanha contra DPOC em Brasília

No dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, os funcionários da Câmara dos Deputados, em Brasília, receberão a primeira ação da campanha Inspire Respire da Novartis – com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e de sua regional em Brasília, a Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas – que irá promover exames respiratórios para pessoas acima de 40 anos e a distribuição de material educativo sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfermidade causada em 85% dos casos pelo tabagismo e que já é a sétima maior causa de morte no Brasil.

A ação conta com o apoio do Deputado Marçal Filho – PMDB/MS, que fez um discurso em plenário, alertando sobre a DPOC e seu impacto para a saúde pública. Estudos indicam que a doença será, até 2020, a terceira principal causa de morte no mundo. 

“Um dos fatores que contribui para esse cenário crítico é o desconhecimento da população sobre a doença e, principalmente, sua relação com o tabagismo. Os sintomas, tais como falta de ar, chiado no peito, tosse, catarro e limitação nas atividades cotidianas impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes, mas, muitas vezes, são considerados consequências naturais do envelhecimento”, afirma o Doutor Celso Rodrigues da Silva, médico pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo do Distrito Federal (SES)

Depois de passar por Brasília, a campanha Inspire Respire irá percorrer outros estados brasileiros.
               

Sobre a DPOC

A DPOC é uma doença pulmonar progressiva e debilitante que interfere na respiração normal, sendo caracterizada pela presença de obstrução do fluxo aéreo e resposta inflamatória dos pulmões. A doença afeta pessoas com idade acima de 45 anos, mas pode ser diagnosticada em pessoas mais jovens. Cerca de seis milhões de brasileiros em idade produtiva possuem a DPOC, segundo o consenso brasileiro de tratamento da DPOC. A causa primária da doença é o tabagismo, incluindo o passivo, e sua manifestação acontece por meio de falta de ar, produção excessiva de catarro e tosse.
              

Atenção

As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento.

 

Sobre a Novartis (www.novartis.com.br)

A Novartis oferece soluções de saúde inovadoras que atendem às necessidades em constante mudança de pacientes e da população. Com sede em Basileia, Suíça, a Novartis oferece um diversificado portfólio para melhor atender essas necessidades: medicamentos inovadores; cuidados com os olhos; medicamentos genéricos de baixo custo; vacinas preventivas e ferramentas de diagnóstico; e produtos de consumo em saúde e saúde animal. A Novartis é a única empresa global com posição de liderança em todas essas áreas. As empresas do Grupo Novartis empregam aproximadamente 124.000 pessoas e operam em mais de 140 países ao redor do mundo.
        

*****
      

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Fernanda Viegas
Tel. 55 11 – 3323-1586
fernanda.viegas@inpresspni.com.br
www.inpresspni.com.br
Siga o nosso Twitter: @inpresspni




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.