Exercícios físicos em casa – sacos de arroz, latas de óleo e cabos de vassoura

Treinar em casa pode ser uma boa opção, mas é preciso ter cuidados
            

Muitas vezes, por falta de tempo ou disposição, muitas pessoas deixam de praticar exercícios ou atividades físicas e isso pode ser prejudicial à saúde. Todavia, para quem não quer ou não pode encarar uma academia, treinar em casa pode ser uma boa alternativa.

A professora Marina Matarezi sugere uma série de dicas para que o praticante treine em casa, economizando tempo e dinheiro. No entanto, o profissional alerta para algumas precauções a serem tomadas, principalmente na segurança e na execução dos movimentos.

Mas, o que podemos usar para entrar em forma dentro de casa? Para a personal trainer, o praticante vai precisar apenas de alguns quilos de arroz ou de feijão, enlatados e um cabo de vassoura. “É preciso ter muita disciplina, determinação e força de vontade que o resultado aparece. O praticante deve estabelecer sempre um horário para a realização de suas atividades. Há vantagens e desvantagens em treinar em casa, mas o mais importante é praticar uma atividade física e deixar de ser sedentário”, alerta ela.

Em casa devemos tomar alguns cuidados, haja vista que na academia sempre há um instrutor para corrigir os nossos movimentos. “Podemos realizar os exercícios sempre em frente a um espelho. Mas, é necessário ter o mínimo de conhecimento para que a gente não se machuque. E, quando houver alguma dúvida, o praticante pode procurar na internet fotos dos exercícios realizados, da execução dos movimentos ou até mesmo vídeos, o que facilita ainda mais”, defende a personal.

De acordo com a professora, para a realização de uma atividade aeróbica, a caminhada é uma ótima opção. “Caminhar na rua ou em casa, ou utilizando algum equipamento como esteira ou bicicleta. Esses exercícios servem não só para realizarmos um aquecimento, como também para a perda de peso, visto que os aeróbicos fazem a gente perder gordura corporal. Já na parte anaeróbica transformamos a massa gorda em massa magra – estes são os exercícios resistidos ou com pesos”.

Para treinar em casa não são necessários aparelhos novos e sofisticados, basta usar anilhas, barras ou pesos. “Podemos usar latas de óleo, sacos de feijão ou de arroz… Até porque os melhores exercícios são feitos com pesos livres e não com máquinas. Os pesos livres fazem com que o trabalho muscular seja maior, assim o músculo é mais solicitado do que com as máquinas. As séries podem variar de três a quatro, e as repetições de 8 a 15”, sugere ela.

Outra dica importante é o cuidado com a hidratação (o praticante deve beber muita água) e o controle da alimentação. “Descansar também é importante. Treinar dia sim, dia não ou, em cada dia, treinar um grupo muscular. Pode-se também treinar, num dia, os exercícios resistidos e, no outro, os aeróbicos. E para ter um resultado mais rápido e um treino mais seguro, tanto na execução dos movimentos, quanto na eficiência, é sempre indicado lançar mão de um personal trainer para acompanhar as atividades”, conclui.

Fonte

Marina Matarezi – Personal franqueada da Test Trainer.
www.testtrainer.com.br
          

*****

 

Mais informações

Oficina de Mídia   (11) 2219-2433
Maurício Santini (11) 9224-8737
Solange Melendez (11) 9232-9712

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.