Uma voz sem palavras

Livro de Peter Levine

Fruto de décadas de trabalho e pesquisa, a obra do renomado autor de “O despertar do tigre” explica a natureza do trauma. Para o Dr. Peter Levine, o trauma é uma espécie de ferimento causado pelo medo e pela perda, que pode ser curado pela nossa capacidade inata de regular as emoções.

Cientista pioneiro na abordagem somática do trauma e criador da Experiência Somática, método inovador e contemporâneo no tratamento do trauma e de seus efeitos, o norte-americano Peter Levine reúne em Uma voz sem palavras – Como o corpo libera o trauma e restaura o bem-estar (328 p., R$ 81,90), lançamento da Summus Editorial, a síntese de sua longa investigação a respeito da natureza do estresse e do trauma e de seu trabalho terapêutico. Autor do best-seller internacional “O despertar do tigre – Curando o trauma” (Summus Editorial), Dr. Levine se baseia em sua ampla experiência como psicólogo, estudioso das neurociências, especialista em estresse e dedicado observador do mundo animal para explicar a natureza e a transformação do trauma no corpo, no cérebro e na psique.

O livro é, na verdade, uma aula magistral sobre como ouvir a voz sem palavras do corpo. Para o autor, o terapeuta precisa ser capaz de reconhecer os sinais psicoemocionais e físicos de trauma “congelado” no paciente. “Na metodologia específica que descrevo, ajudamos o paciente a desenvolver consciência e domínio de suas sensações físicas e de seus sentimentos”, explica. A chave para a cura, segundo ele, está no ato de decifrar esse reino não verbal.  Dr. Levine encontra o código na síntese das ciências aparentemente díspares que estudam a evolução, o instinto animal, a fisiologia dos mamíferos e o cérebro humano, em conjunto com sua experiência como terapeuta. “O trauma é um fato da vida, mas não tem de ser uma prisão perpétua. No sofrimento também está a salvação”, afirma.

No livro, ele mostra que os mesmos sistemas psicofisiológicos que governam o estado traumático também servem de mediadores de sentimentos essenciais de bem-estar e pertencimento.

Dividida em quatro partes, a obra é fundamentada na ideia de que o trauma não é uma doença nem um distúrbio, mas uma ferida causada por medo, desamparo e perda, que pode ser curada com a capacidade inata de autorregular os estados elevados de ativação e as emoções intensas. Enriquecido com uma coerente base teórica e fortes exemplos de casos, o livro mescla as mais recentes descobertas nas áreas da biologia, da neurociência e da psicoterapia de orientação corporal para mostrar que a união do instinto animal e da razão é capaz de tornar os seres humanos mais plenos.

Um dos subtítulos do primeiro capítulo revela a essência dos ensinamentos do Dr. Levine: “o poder da bondade”. Ferido em um acidente, Levine percebe seu potencial curativo desbloqueado pelo desejo de acompanhar sua experiência física/emocional de forma plena, permitindo que se desenrolasse da maneira necessária. Seu processo foi auxiliado por uma presença humana compassiva. O poder do bem-estar – nesse caso, a capacidade inata do organismo de recuperar a saúde e o equilíbrio – teve o auxílio de um espectador, uma testemunha empática que o ajudou a evitar o trauma ao incorporar bondade e aceitação.

Trata-se de uma abordagem de aplicação ampla, que tem utilidade tanto na dimensão profilática como clínica, em âmbito individual ou coletivo. A Experiência Somática tem ajudado profissionais dos campos da educação, da psicologia, da medicina, do serviço social e de outras áreas no atendimento a vítimas de traumas dos mais diferentes tipos, incluindo desastres naturais e sociais. Levine aprofunda a relação entre a neurofisiologia evolutiva, o comportamento animal e o trauma, além de dissecar conceitos já expostos em O despertar do tigre. E completa sua jornada com uma investigação da espiritualidade e do trauma. “Existe uma relação intrínseca e casada entre os dois”, conclui o autor.
     

O autor

Peter A. Levine, PhD, tem doutorado em biofísica médica e psicologia. Criador da Experiência Somática®, abordagem de consciência corporal para a cura do trauma, e fundador da Foundation for Human Enrichment (Fundação para o Enriquecimento Humano), dá cursos sobre o seu trabalho no mundo todo. Foi consultor de estresse da Nasa e participa de inúmeras iniciativas que visam o bem-estar de vítimas de trauma. Seu best-seller internacional O despertar do tigre – Curando o trauma foi traduzido em 22 idiomas. Atualmente dedica-se à prevenção do trauma em crianças. A contribuição original de Levine para o campo da psicoterapia corporal foi reconhecida em 2010, quando ele recebeu o prêmio “Lifetime Achievement”, da Associação Americana de Psicoterapia Corporal (USABP).
        

Título: Uma voz sem palavras – Como o corpo libera o trauma e restaura o bem-estar
Autor: Peter A. Levine
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 81,90
Páginas: 328 (17 x 24)
ISBN: 978-85-323-0808-5
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br
                 

*****
          

Ana Paula Alencar
Grupo Editorial Summus
11-4787-1322 / 11-7806-7169 ID 55*38*211844
email: imprensa@gruposummus.com.br
Skype: anapealencar
Twitter: @anapaula_press
 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.