Obesidade – o Brasil está engordando

Especialista explica que o corpo humano ainda está programado para acumular gordura, como fazia há milhares de anos
                    

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revelou alguns dados preocupantes.  Segundo o levantamento o Brasil possui quase metade da população acima do peso, sendo que mais de 15% enfrenta problemas de saúde causados pela obesidade como colesterol alto, diabetes, além de ter maior chance de sofrer com doenças cardiovasculares, entre outras.

Para o Dr. Mohamad Barakat, este números é alarmante. “Se o País continuar nesse ritmo, em dez anos terá 30% de obesos. A mesma proporção encontrada hoje nos Estados Unidos, onde a doença já é um problema de saúde pública”.

Diante deste quadro, Dr. Barakat afirma que existem duas escolhas: envelhecer com saúde, energia e disposição ou apenas aproveitar o hoje sem planejar o amanhã. “Optando pela segunda alternativa, o resultado pode ser uma velhice dependente de medicamentos e outros recursos para sobreviver. Agora, para quem busca longevidade com qualidade de vida, o primeiro passo é mudar velhos hábitos. Vale lembrar que o corpo interpreta e reflete a sua atitude”, completa o especialista.
                    

O homem e alimentação ao longo dos séculos

O nutrólogo explica que o ser humano é o único animal no planeta capaz de acumular gordura sem fim, e isso desde a pré-história. Entretanto, o que o difere do homem das cavernas é que nos dias atuais não há mais a necessidade de estocar gordura para sobreviver, como antes, quando o homem conhecia apenas uma fonte de alimentação que era a caça.  

Já no século XXI descobriu-se que para viver mais é preciso ter uma alimentação diversificada e praticar exercícios. “Nosso corpo é uma máquina incrível e fornecendo os nutrientes certos, podemos extrair o melhor dele a cada dia. Claro que alimentação é apenas um dos pilares para uma vida saudável. Não podemos esquecer da atividade física.

A atitude de mudar hábitos já tão presentes em nossa rotina não é fácil, mas é possível e vale a pena. Quando o objetivo é conquistar a longevidade com saúde, as palavras de ordem são dedicação e disciplina”, finaliza Dr. Barakat.
                            

Fonte

 Mohamad Barakat – Médico nutrólogo e fisiologista do envelhecimento.
            

*****
              

Informações à imprensa

RS Press
(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197 / (11) 7839-4977
Dimayma Belloni / dimaymabelloni@rspress.com.br
Nicolli Oliveira / Nicolli dos Santos Oliveira
Tatiana Almeida / tatiana@rspress.com.br 
Twitter: @rspressweb
Facebook: RS Press

   




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.