Hepatite C – Justiça está sendo única alternativa para garantir novos medicamentos da Hepatite C até para pacientes graves

A ONG C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR, www.ctemquesaber.com.br , entidade de apoio aos portadores de Hepatite C, com sede em São Manuel, região centro-oeste do Estado de São Paulo está enviando nesta  semana, um documento denunciando para a Controladoria Geral da União e ao Ministério Publico Estadual e Federal um cerceamento constitucional contra a  saúde do portador de Hepatite C que não podem utilizar os  novos medicamentos que estão registrados na ANVISA desde o mês de julho do ano passado, e que no entanto o Sistema Único de Saúde ainda  não incorporou na Portaria das Hepatites, negando até agora a sua necessária utilização nos casos de indicação médica.

Os “ inibidores de protease” aumentam a chance de cura em até 3 vezes nos portadores do genótipo 1. Inicialmente estão sendo prescritos para aqueles pacientes que não tiveram êxito em seus tratamentos anteriores com a ribavirina e o interferon peguilado. Quem não se curou dessa forma agora tem a chance da fazer a terapia tripla, associando o novo medicamento, aos dois já existentes, sendo essa a única alternativa atual da chance de cura, em quem ainda não obteve o êxito nos tratamentos anteriores.

Ocorre que, mesmo com as prescrições médicas, muitos pacientes graves, com cirrose hepática, câncer de fígado,ascite, varizes de esôfago, que tem essa chance de cura, não conseguem o medicamento pelo SUS. A Justiça tem sido o único caminho para a possibilidade de conseguir o tratamento.

Nossa Organização luta por vários pacientes nessa situação. Muitos podem morrer antes da portaria ser publicada.

Temos como personagens dessa dura realidade portadores de Hepatite C com prescrição médica nessa situação, alguns acamados pelas complicações da cirrose que podem testemunhar esse desespero pela chance de salvamento de suas vidas.

Também temos como personagem médicos especialistas que possuem pacientes sendo tradados com os novos medicamentos e obtendo êxito com essa diretriz terapêutica.
            

Francisco Martucci
Pres. ONG C TEM QUE SABER C TEM QUE CURAR
www.ctemquesaber.com.br
(14) 3841 11 72  (14) 9671 24 24
 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.