1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção – Infecon 2012

Infecon 2012 contará com palestras nacionais e internacionais e abordará o processo geral de prevenção nos sítios cirúrgicos
                  

Com objetivo de difundir medidas preventivas em relação a infecções de sítio cirúrgico (ISC), a 3M do Brasil promove o 1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção – Infecon 2012.

As inscrições já estão abertas e o evento acontece de 10 a 12 de maio, em Búzios (RJ).

Com apoio da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) e Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecções Hospitalar (APECIH), o tema deste ano será “Novos horizontes na prevenção de infecções em sítio cirúrgico”.

O Congresso contará com a presença de William A. Rutala, referência mundial sobre o tema. Dr. Rutala é professor da Divisão de Doenças Infecciosas na Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC) e co-fundador do Programa Estadual de Controle de Infecção e Epidemiologia na mesma universidade.

“Com este evento, queremos discutir temas relevantes para a prevenção de infecção. Para isso, utilizaremos uma abordagem totalmente inovadora, onde os conceitos serão apresentados de forma a serem aplicáveis, mensuráveis e priorizados”, explica Cândido Freitas, Presidente do Congresso.

O grande diferencial deste evento é que os profissionais terão uma visão geral do processo e poderão identificar a importância da prevenção da infecção nas quatro principais etapas: no processo de esterilização, no preparo e manutenção da pele cirúrgica, normotermia (controle da temperatura do paciente), e no cuidado com a ferida operatória.

O público-alvo é formado por médicos, enfermeiros e profissionais de saúde de Controle de Infecção Hospitalar, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, e Recuperação Pós-Anestésica.

Outros palestrantes internacionais são o Dr. Brian R. Swenson, membro do Grupo de Pesquisa de Gastroenterologia do American College of Surgeons, da Sociedade de Infecção Cirúrgica e da Sociedade Americana de Cirurgia de Cólon e Reto, e Dra. Michelle Hulse Stevens, diretora médica da Divisão de Prevenção de Infecção da 3M Internacional, especializada em Doenças Infecciosas Pediátricas da Universidade de Washington, e Hospital da Criança e Centro Médico Regional em Seattle, Washington.

Renomados palestrantes nacionais também estão confirmados no congresso, como o Dr. Edmundo Ferraz, consultor da Organização Mundial de Saúde e da Universidade de Harvard (projeto “Safe Surgery Lives“), além de consultor do Ministério da Saúde em controle de infecção.
                 

Dados

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é uma das principais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) no Brasil, ocupando a terceira posição entre todas as infecções em serviços de saúde.

A ISC compreende 14% a 16% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados. Um estudo nacional realizado pelo Ministério da Saúde no ano de 1999 encontrou uma taxa de ISC de 11% do total de procedimentos cirúrgicos analisados. Esta taxa atinge maior relevância em razão de fatores relacionados à população atendida e procedimentos realizados nos serviços de saúde.

Em outro estudo, a Secretaria de Saúde de São Paulo estima que as Infecções em Sítio Cirúrgico (ISC) prolongam o tempo de internação dos pacientes, em média, sete dias, elevando também os custos da internação. As ISC correspondem a aproximadamente 38% do total das infecções hospitalares em pacientes cirúrgicos e 16% do total de infecções hospitalares.
 

Serviço

1º Congresso Internacional de Prevenção de Infecção – Infecon 2012

Data: 10 a 12 de maio de 2012
Local: Centro de Convenções do Atlântico Búzios Convention & Resort
Endereço: Estrada da Usina, 294, Morro do Humaitá, Armação de Búzios (RJ)

Informações: Brava3 Eventos (11) 3721-7715 /eventos@brava3.com.br

Site e Inscrições: www.infecon.com.br
 

 

Sobre a 3M

Reconhecidamente líder em Pesquisa & Desenvolvimento, a 3M fornece milhares de produtos inovadores para diferentes mercados. Sua cultura de colaboração criativa inspira um fluxo intenso de tecnologias avançadas com objetivo de tornar a vida melhor. Com US$ 30 bilhões em vendas globais em 2011, a 3M emprega mais de 4 mil funcionários no Brasil e 84 mil no mundo, e mantém operações em mais de 65 países. A subsidiária brasileira registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões em 2011 e conta com seis unidades fabris no país nos estados de São Paulo e Amazonas, além de deter o controle da Incavas, instalada no Rio Grande do Sul.

Para mais informações, visite o sitewww.3m.com.br.
              

*****
 

Informações para a imprensa

 

CDN – Comunicação Corporativa
Thaís Ribeiro – (11) 3643-2748 – thais.ribeiro@cdn.com.br
Elaine Cruz – (11) 3643-2805 – elaine.cruz@cdn.com.br
Ana Paiva – (11) 3643-2943 – ana.paiva@cdn.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.