Existe diferença entre gripe e resfriado?

A maioria das pessoas acredita estarem sempre gripadas, quando, na verdade, estão resfriadas
 

O resfriado, com manifestação de três a cinco dias é decorrente do ciclo viral. O diagnóstico é pela história e exame físico, sem necessidade de exames laboratoriais. Em muitos casos há vermelhidão nos olhos e coriza, seguida de febre não muito elevada, que dura de 48 a 72 horas sem infecção secundária.

Já na gripe, mais preocupante, a febre alcança altas temperaturas e pode durar dois ou três dias. Acompanhada de intensa dor no corpo, pode levar à pneumonia ou quadro bacteriano mais grave.

Para saber se é um resfriado simples ou gripe, o profissional deve avaliar o histórico clínico do paciente e examiná-lo. Só assim pode-se conduzir ao diagnóstico adequado. De acordo com Dr. Alexandre Giandoni Wolkoff, existem algumas formas simples de prevenir essas doenças. “Resfriados podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina que protege contra a enfermidade e o vírus Influenza”.

O especialista ainda ressalta a importância de proteger as crianças: “A vacinação pode ser aplicada a partir de seis meses de vida, pouco tempo antes do inverno, ajudando assim a prevenir doenças respiratórias. A consulta médica para adultos e crianças deve ser realizada na suspeita de possíveis complicações”, conclui.
                

Fonte

Alexandre Giandoni Wolkoff – Coordenador médico do pronto socorro-adulto do Hospital San Paolo. 

 

Serviço

Hospital San Paolo
Rua Voluntários da Pátria, 2786 – Santana
Tel: (11) 3405-8200
www.hsanpaolo.com.br

           

*****

                

 Bruna de Paula
Assessora de Imprensa
bruna@grupoimagecom.com.br
(11) 3392.3025 Ramal 203




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.