Sem alergia, com qualidade de vida

07 de maio – Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate a Asma

Especialistas da ASBAI promovem a Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas em 21 estados brasileiros;
Crianças representam 20% da população que mais sofre com as doenças respiratórias;
Tratamento de alergia alimentar demonstra eficácia nos resultados
            

“Sem alergia, com qualidade de vida” é o tema da Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas comemorado no dia 07 de maio. A iniciativa é promovida por especialistas da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) em apoia o dia mundial de combate à asma, comemorado em 01 de maio.

Durante a primeira semana do mês, os médicos realizarão as atividades em 21 estados brasileiros, representados pelas regionais. As ações têm o objetivo de alertar as pessoas sobre as doenças que afetam atualmente 30% da população, sendo que 20% desse percentual são as crianças as mais afetadas. As doenças alérgicas predominantes são as alergias respiratórias – com destaque para a asma e rinite alérgica-, alergia alimentar, alergia a medicamentos, alergia a picada de insetos e alergia de pele.
             

Doenças respiratórias

As alergias respiratórias acometem mais os pacientes nas estações do outono e inverno, devido às baixas temperaturas e a facilidade de proliferação de ácaros. A Asma atinge de 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares e 2.500 óbitos (DATASUS 2011) e um número incontável de atendimentos ambulatoriais, principalmente em salas de urgência e de faltas ao trabalho e à escola. A asma é caracterizada por sintomas de falta de ar, tosse, chiado no peito.

Outro fator predominante é a rinite alérgica, considerada um fator de risco para desenvolvimento das crises asmáticas. Segundo dados do International Study of Asthma and Allergies (ISAAC), a rinite alérgica atinge cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros. A doença é caracterizada por sintomas de coceira, entupimento das narinas, coriza nasal e espirros, similares aos da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises.
      

Alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação adversa do organismo a determinados alimentos. A doença atinge 8% das crianças e 2% dos adultos. Os alimentos mais comuns que provocam as reações são: leite de vaca, clara de ovo, o trigo, frutos do mar e soja.
           

Dessensibilização alimentar – evolução no tratamento

Recentes pesquisas internacionais divulgadas mostram a eficácia da dessensibilização alimentar, também conhecida como imunoterapia oral, no tratamento das alergias alimentares. Esse procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico causador e tem como objetivo tornar o organismo mais tolerante à substância. “É uma espécie de vacina mas que o efeito é dessensibilizar o organismo progressivamente até que o individuo tolere uma quantidade tão grande ao ponto que ele possa ter uma dieta livre sem reação”, explica Dra. Ariana Campos Yang, diretora da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia). O procedimento é realizado em alimentos que são mais expostos na alimentação diáriado individuo, esse tipo de tratamento não cura a alergia definitivamente, mas faz com que organismo seja tolerável evitando reações mais graves.
          

Programação

Confira a programação preliminar que os especialistas da ASBAI Distrito Federal realizarão na capital:

* Data: 05 de maio 

Horário: 08h00 às 12h00
Local: Tendas na área verde da Academia FITPARK em frente ao Parque Olhos D’Água.
Ação: Durante o evento será realizada medida do PFE (pico de fluxo expiratório), distribuição de material educativo, orientações sobre aleitamento materno como fator protetor das alergias com a presença de médicos especialistas da ASBAI.

9:00h: será oferecido um “coffee break” para a comunidade.

11:00h: palestra educativa com o Dr. Antonio Paulo Filomeno, médico cardiologista, cujo tema será “Stress Imunológico e Doenças Cardiorrespiratórias”.

Após a palestra haverá um tira-dúvidas sobre Asma e Esportes.
       

* Data: 07 de maio 

Horário: 07h30 às 10h00
Local: Colégio Marista – Ensino Fundamental – Asa Sul.
Ação: Palestra Educativa sobre as doenças respiratórias prevalentes do Outono-Inverno e plantão médico para tira-dúvidas.
 Palestrantes:   Dra. Marly Marques da Rocha e Dr. Luiz Antonio Rosas de Melo.

Horário: 14h00 às 17h00
Ação: Aplicação de um inquérito epidemiológico sobre o conhecimento das doenças alérgicas, prevenção e tratamento com a comunidade do Gama.
Participação: alunos da FACIPLAC
Coordenação: Dr. Roberto Ronald de A. Cardoso.

Horário: 19h30
Aula com a especialista em nutrição Sandra N. D. Lohmann
Assunto: Alergia alimentar.
Local: Auditório da Farmacotécnica
Endereço: Auditório da Farmacotécnica – SHLS QD 716, Ed. Centro Clínico Sul, torre 1, Subsolo.
          

Em breve, estará disponível no site da ASBAI (www.asbai.org.br) a programação completa das atividades da Campanha em todo o país.

 

Sobre a ASBAI

Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.
  

Serviço

Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas e Apoio ao Dia Mundial de Combate a Asma
 Twitter: @asbai_alergia
 Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br
  

*****

Informações para a Imprensa

Tierno Press Assessoria
 (11) 5096-0838 / 2605-5125
 Luciana Tierno: luciana@tiernopress.com.br
 Débora Torrente: debora@tiernopress.com.br
www.tiernopress.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.