Controlar o sal pode diminuir a pressão e aumentar a saúde

Em São Paulo, a SBC irá promover atividades em 436 UBSs e 117 AMAs, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com distribuição de folders e medição de pressão. A abertura oficial da campanha será na APAH, às 9hs (informações abaixo). Haverá também atividades na Estação Ciência e distribuição de folders nos pedágios da Via Oeste e Rodoanel.

 

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, no próximo 26 de abril, será organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC em várias capitais do país. Neste ano, o slogan da campanha é “Menos Sal, Menos Pressão, Mais Saúde” e pretende conscientizar a população da importância em reduzir o consumo de sal durante as refeições.

O diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado, lembra que o brasileiro consome sal em exagero. “Em média as pessoas ingerem 12g (pouco mais de uma colher de sobremesa) ao longo do dia, quando o recomendável pela Organização Mundial de Saúde é 5g (pouco mais de uma colher de chá)”.

A SBC irá distribuir folhetos por todo o país com informações bastante objetivas e sugere que as pessoas evitem consumir em excesso açúcares, doces, frituras, derivados de leite na forma integral, carnes gordurosas, temperos prontos, alimentos industrializados ou processados, como embutidos, que também contém muito sal. E prefiram alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais, como limão, alho, cebola e ervas, e produtos lácteos desnatados.

“É essencial que as pessoas também saibam ler os rótulos dos produtos ao comprá-los”, explica o coordenador do Comitê Projeto Sal da SBC, Dante Giogi. “Sal é rotulado como sódio e para saber qual a quantidade em um produto é só multiplicar o sódio por 2,5”, explica. Se uma bolacha cuja embalagem diz que tem 263 miligramas de sódio, tem na realidade 657 miligramas de sal.

Dr. Carlos Alberto Machado diz que a hipertensão é responsável por 80% de todos os casos de AVC e 47% dos infartos, fatais ou não, em todo o mundo. Na última década, a hipertensão fez mais de 70 milhões de vítimas. No Brasil, 320 mil pessoas morrem por doenças cardiovasculares e metade desses óbitos é atribuída à hipertensão não controlada.

O folder da SBC traz orientações sobre o que é a doença, quando uma pessoa é considerada hipertensa, quais as consequências da hipertensão e quem tem mais probabilidade de ter o problema. A hipertensão atinge 30 milhões de brasileiros – 30% da população adulta no país – a maior parte da qual sequer faz qualquer tipo de tratamento ou acompanhamento. “É uma inimiga silenciosa e a única forma de sabermos quem tem pressão alta ou não é verificando regularmente”, conta o coordenador do Comitê de Dias Temáticos da SBC, Luiz Bortolotto.

No portal da Sociedade Brasileira de Cardiologia é possível obter mais informações e ainda baixar o folder da campanha no seguinte link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/hipertensao.asp
             

Estação Ciência e estradas

No dia 26 haverá atividades especiais na Estação Ciência que promove, juntamente com a SBC e o Ministério da Saúde, a Expo Amor pela Vida. Os visitantes adultos da mostra poderão fazer gratuitamente testes de glicemia, de nível de colesterol, pressão arterial, acompanhar aulas de culinária saudável, com pratos feitos com baixo teor de sal. Haverá ainda palestras sobre hábitos de vida saudável, a importância da alimentação correta para o coração e os efeitos benéficos dos exercícios, além de um museu do coração.

No mesmo dia 26, as rodovias administradas pela Via Oeste/Rodo Anel, em parceria com a SBC e Incor, estarão distribuindo os folders da campanha nas praças de pedágio. Serão feitas medição gratuita da pressão arterial dos motoristas e passageiros pela equipe médica da ViaOeste no Shopping Graal (km 30 da SP-280 – Castello Branco – sentido interior), na Quinta do Marquês (km 57 da SP-280, sentido São Paulo) e no Road Shopping (km 72 da SP-280, sentido interior). A atividade terá início às 9h e término às 16h. Também está programada a visita de uma equipe de nutrição nas praças de alimentação dos shoppings Tamboré, Iguatemi e Graal, com o objetivo de alertar a população quanto à importância de redução do consumo de sal na alimentação.

 

Serviço

Abertura oficial do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Local: Associação Paulista de Assistência ao Hipertenso – APAH
Endereço: Praça Pádua Dias, 135 – baixos do Viaduto Carlos Ferraci, Tatuapé, São Paulo
Data: 26 de abril – quinta feira
Horário: 9hs
http://prevencao.cardiol.br/campanhas/hipertensao.asp

 

Expo Amor pela Vida

Local: Estação Ciência – Mezanino
Endereço: Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo
Data: 26 de abril – quinta feira
Horário: 8hs às 18hs
       

*****
       

DOC Press
Luchetti
(11) 5533-8781
luchetti@docpress.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.