Coito interrompido pode engravidar?

Um dos métodos contraceptivos mais antigos, o coito interrompido é a ação, na qual durante a relação sexual, o pênis é retirado da vagina antes da ejaculação. Por ser prático, o método é bastante difundido entre os casais, porém, não é sinônimo de proteção completa já que a eficiência da técnica depende do autocontrole do homem. Além disso, não elimina os riscos de doenças sexualmente transmissíveis.

Estudos apontam que a principal causa da falha do método do coito interrompido é a falta do autocontrole de quem o utiliza. “Antes da ejaculação, ocorre o que chamamos de fluído de cowper, uma espécie de pré-ejaculação. Se o homem não for completamente controlado, pode resultar no depósito de sêmen na vulva, que pode facilmente migrar para o sistema reprodutivo feminino”, explica o Dr. Domingos Mantelli Borges Filho.

Fato é que o assunto divide opiniões. Alguns médicos vêem o coito interrompido como um método ineficiente. Em contrapartida, alguns estudos apontam que mesmo sem tanta exatidão na hora de tirar o pênis, as chances de uma gravidez são bem remotas.

Ainda assim, são válidas algumas dicas que minimizam ainda mais o risco de uma gravidez indesejada. Urinar entre as ejaculações é uma delas. A urina limpa qualquer resíduo de esperma alojado na uretra. Lavar as mãos e o pênis entre uma relação e outra também são indicados.

Até hoje não foram constatados casos de gravidez do uso do Coito Interrompido aliado a outros métodos contraceptivos, como por exemplo, as injeções anticoncepcionais e os adesivos. Esses procedimentos transformam a parede da vagina em um ambiente inapropriado para a sobrevivência do espermatozoide, portanto, mesmo o sêmen do líquido pré-ejaculado morre facilmente, impossibilitando a fecundação.
                               

Fonte

Domingos Mantelli Borges Filho – Médico ginecologista e obstetra.
www.domingosmantelli.com.br
            

*****

 

Sacha Silveira Assessoria de Comunicação
MTB – 51.948- SP
Tel – (11)2532 7887/ 2626-9219/ 8949-3747
Endereço – Rua Pelotas, 349 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Site – http://www.sachasilveira.com.br
E-mail – sachasilveira@sachasilveira.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.