Gorduras do bem – descubra para que servem

Pensar em gordura é pensar em frituras, carne de porco e quilos a mais na balança. Mas, dizer que todas as gorduras são ruins para o organismo é um equivoco
              

O problema de algumas gorduras é o acumulo em lugares indesejados, como: barriga, braço e pernas e os danos causados ao sistema cardiovascular. Por outro lado, as gorduras são fundamentais para dar pique ao dia a dia e, se consumidas com moderação e acompanhamento nutricional, podem ser benéficas para a saúde.

De acordo com a Dra. Liliane Oppermann, é necessário distinguir as boas das más gorduras. “A manteiga, as gorduras que derivam das carnes, doces, pães e frituras agem como inimigas para o corpo, enquanto as gorduras encontradas em peixes, no azeite, em sementes e frutas são grandes aliadas”, explica a nutróloga.

As gorduras saturadas, de origem animal, são inimigas da barriga e do coração, elevam os riscos de doenças cardíacas e aumentam o nível de colesterol (LDL). Já as gorduras insaturadas, de origem vegetal, são boas para a saúde por enriquecerem o bom colesterol (HDL) e distribuírem a gordura pelo corpo, evitando as gordurinhas localizadas na barriga.

A Dra. Liliane Oppermann preparou uma lista de gorduras positivas para o corpo, para esclarecer os benefícios do consumo de alguns alimentos, sempre com moderação.

* Amendoim – Gordura vegetal benéfica, o amendoim distribui a gordura pelo corpo e é um excelente componente para a produção do bom colesterol.

* Amêndoas – Grande amiga das dietas, as amêndoas são cheias de gorduras boas, ômega 3 e fibras.

* Azeitonas – Apesar de altamente calóricas, as azeitonas, possuem gorduras eficientes no controle do colesterol.

* Azeite de Oliva – Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares diminuindo o nível do colesterol.

* Óleo de Peixe – Além de ser rico em ômega, o óleo e peixe possui propriedades são anti-inflamatórias.

* Óleo de coco – Auxilia na diminuição do colesterol e aumenta a imunidade do corpo.

* Castanhas – Responsável pela produção do bom colesterol, faz bem ao coração e pode ser comida sem maiores preocupações.

* Nozes – Ainda mais benéficas para o coração do que o azeite, as nozes são antioxidantes, ricas em vitamina E, ferro e zinco.
            

Fonte

Liliane Oppermann – Médica Nutróloga.

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