Chá verde – benefícios e forma de ingestão

Os benefícios do chá verde para a saúde já são observados há algum tempo. Popular nos países asiáticos, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente.  O chá verde é feito a partir das folhas da Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas sofrem baixa oxidação durante o processamento. Já no chá preto há uma oxidação elevada.

O chá verde é uma importante fonte de antioxidantes, os polifenóis e as catequinas, suas principais substâncias. Essas substâncias são responsáveis pela perda de peso, aumentando o metabolismo e queimando gorduras mais rapidamente. Além disso, é um elemento importante na luta  os contra ataques cardíacos (melhora as condições das artérias), o diabetes e o câncer (pois tem a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores). Também pode ajudar na digestão e na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL), além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Atualmente, existem duas maneiras de se ingerir o chá verde. A mais comum e melhor aproveitada, segundo alguns estudos, é a infusão. Pode, também, ser consumido em cápsulas pelas pessoas que não se adaptam ao sabor amargo do chá.

O preparo do chá verde em infusão é um pouco diferente dos demais chás. A água não deve estar fervendo, senão as folhas acabam cozinhando e proporcionando sabor amargo à bebida e o tempo de infusão não deve ser superior a 3 minutos. Uma ou duas colheres de sopa em um litro de água por dia é o ideal. Já na forma de comprimido a ingestão deve ser realizada com água; uma ou duas unidades de 500 mg por dia são suficientes.
             

Fonte

Camila Lemos – Nutricionista graduada pela Universidade Católica de Brasília. Especialização em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho.
CRN-1 6083
camila.ol@gmail.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.