Alimentação na gravidez – mitos e verdades

A gravidez chega e traz também inúmeras incertezas, principalmente para mães de primeira viagem. Uma das dúvidas mais frequentes diz respeito à alimentação da gestante. O que muda a partir de agora? Quais os alimentos que causarão mais enjôo? O que devo comer para manter a saúde do bebê em bom estado? A resposta para essas perguntas aparecem muitas vezes carregadas de mito, o que confunde ainda mais a cabeça da futura mamãe.

Mas, afinal, o que é verdade e o que é mito quando se fala em alimentação durante a gestação?
           

A Dra. Liliane Opperman relacionou algumas das principais dúvidas de mulheres grávidas e apresenta agora a resposta certa para cada uma delas:

1. Ficar sem comer evita o enjôo?

Mito – Pelo contrário, ficar sem comer pode comprometer e muito a saúde da mãe e do bebê, além de intensificar os enjôos. “Estômago vazio aumenta a sensação de mal estar causando assim mais enjôos, além disso, pode gerar doenças como a hipoglicemia”.
            

2. Mulher grávida deve comer por dois?

Mito – Segundo a médica, o bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, portanto, não há necessidade de duplicar a alimentação. “O que recomendamos é um aumento em torno de 200 e 300 calorias a mais por dia, compensando as necessidades da criança e também da mãe.”
             

3. Comer chocolate pode prejudicar meu bebê?

Verdade – Se consumido em excesso o chocolate pode causar cólicas na criança, e não é só o chocolate não, refrigerantes e café também são nocivos. O chocolate deve ser consumido em menor quantidade a vida inteira, já que contém gorduras e açucares que com tempo enfraquecem o organismo.
      

4. Canja e leite quente auxiliam na amamentação?

Mito – Apesar de não serem contra-indicados, esses alimentos não possuem ligação direta com a produção de leite. “O que ocorre é que alimentos ingeridos mais quentes causam um relaxamento que eventualmente favorece a produção de leite materno. Mas, existem hoje determinados produtos específicos para isso, como o Broto de Afalfa, por exemplo.”
         

Fonte

Liliane Oppermann – Médica Nutróloga e Ortomolecular.
www.doutoraliliane.com.br
         

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