Livros que ajudam a desenvolver a inteligência, o raciocínio e a memória

Pesquisadores britânicos divulgam pesquisa que comprova que, a partir de 45 anos, muitas pessoas já apresentam diminuição no raciocínio e na memória
             

Você se esquece de seus compromissos com certa frequência? De pagar a conta de luz ou telefone? Pesquisa divulgada por cientistas britânicos constatou que o processo de envelhecimento cerebral começa por volta dos 45 anos, antes da chamada “terceira idade”.

Os cientistas avaliaram a memória, o vocabulário e as habilidades de compreensão de 7.400 pessoas durante dez anos. Os resultados apontaram que parte dos que tinham entre 45 e 49 anos já apresentavam uma diminuição no raciocínio e na memória. Isso significa que a deterioração das funções cerebrais não é um problema exclusivo da velhice, mas um processo que começa décadas antes.

Mas será que dá para evitar ou atrasar essa perda? Um cérebro sadio depende de hábitos saudáveis desde a juventude. Além de uma boa alimentação e exercícios físicos, é fundamental ocupar a mente e estimular o raciocínio. Um baixo estímulo cognitivo pode afetar o cérebro precocemente. E para ativar os neurônios, uma boa dica são os livros com jogos de vários tipos: geométricos, visuais, de lógica, em duas e três dimensões; que envolvem cálculo, observação e estimativa, que a Ediouro está lançando pelo selo Coquetel.

‘Desenvolva sua Inteligência – 50 jogos para exercitar o pensamento lógico’ é um ótimo exemplo de livro que ajuda o leitor a manter seu cérebro em atividade, realmente fazendo a diferença no dia a dia. O livro traz dois grupos de jogos: o “Primeiro Teste” e o “Segundo Teste”, com 25 exercícios em cada etapa, em níveis de dificuldade cada vez maiores. Na seção de respostas, há dicas para um melhor desempenho nos desafios.
 
‘Estimule seu Cérebro’ é outro livro que funciona como um verdadeiro “alimento mental”. Traz 225 exercícios – todos coloridos – criados para deixar a mente mais esperta; e não importa a idade nem o nível de escolaridade, já que não é necessário qualquer tipo de conhecimento específico. Desde o jogador iniciante até o mais experiente, todos são capazes de encontrar a solução dos jogos tendo apenas noções básicas de aritmética, geometria e álgebra. O importante para se divertir com o livro é enfrentar o desafio, usando o raciocínio lógico e o pensamento criativo.

‘Desenvolva sua Inteligência’ e ‘Estimule seu Cérebro’ são criações do britânico Charles Phillips, mesmo autor de outros best-sellers, como Cérebro Lado Esquerdo, Lado Direito, Turbine seu Cérebro e os livros da série How to Think: Como pensar com Lógica, Como Pensar com Estratégia, Como Pensar com Rapidez, Como Pensar com Tática e Como Pensar Visualmente, todos publicados pela Ediouro/Coquetel no Brasil.

“O lazer inteligente faz a diferença, em qualquer idade. Trabalhos científicos como esse divulgado agora e vários outros têm demonstrado que o declínio das funções mentais acontece especialmente pela falta de atividade intelectual. Para manter a mente saudável, a memória, a criatividade e o raciocínio em dia, é preciso se desafiar, estimular os neurônios. Nesse sentido, os livros Desenvolva sua Inteligência e Estimule seu Cérebro servem como uma grande ajuda”, conclui Daniel Stycer, editor chefe da Ediouro/Coquetel.

Outras informações pelos telefones do SAC Coquetel: (21) 0300-3131345.  
www.coquetel.com.br

Ficha técnica

Desenvolva sua Inteligência /Sequências
Editora: Ediouro
Selo: Coquetel
Páginas:  96
Preço: R$12,90

Estimule seu Cérebro
Editora: Ediouro
Selo: Coquetel
Páginas: 96
Preço: R$ 14,90
        

*****

 

Mais informações

Assessoria de imprensa da Ediouro/Coquetel
Ex-Libris Comunicação Integrada
Cristina Freitas (21) 2204-3230 / 9431-0001 – cristina@libris.com.br
Tayza Ribeiro (21) – 2269-9669/8710-2744 – tayza@libris.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.