Valvopatia e Doença Reumática

Valvopatia e Doença Reumática será o tema do evento promovido pela Regional Franca da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo no dia 24 de março com palestra do Dr. Paulo de Lara Lavítola, médico assistente da Unidade Clínica de Valvopatias do Instituto do Coração –InCor – HCFMUSP.

O presidente da Regional Franca da SOCESP, Dr. Luiz Alfredo Husemann Patti, explica que Valvopatia é o nome dado às doenças que atingem as valvas cardíacas e que podem se apresentar de duas formas:

* Insuficiência – quando a valva não fecha direito, permitindo o refluxo do sangue no sentido inverso, e

* Estenose – quando a valva oferece resistência ao fluxo normal.

Uma das causas da Valvopatia é a febre reumática, doença desencadeada por uma infecção bacteriana que faz com que o organismo produza anticorpos que reagem contra o tecido das válvulas cardíacas, ocasionando a insuficiência, a estenose ou a lesão dupla

O encontro, voltado para clínicos gerais, cardiologistas e pediatras, trará a atualização sobre diagnóstico, abordará os pacientes assintomáticos e sintomáticos, a prevenção e a conduta e interpretação dos exames complementares além de debater o momento ideal de indicar uma intervenção cirúrgica nos pacientes portadores de doenças das valvas aórtica e mitral.

 

SOCESP Franca | Valvopatia e Doença Reumática

Data: 24 de março de 2012

Horário: 10h00

Local: Centro Médico de Franca

Endereço: Rodovia Municipal Tancredo Neves, km 02 (Rod. Franca/Claraval)

Informações e inscrições: (11)3179-0039 / 0049
www.socesp.org.br

 

** Acadêmicos e residentes em cardiologiapodem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação noseventos da entidade.  Basta levar um comprovante desta situação epreencher a proposta de filiação no dia do encontro.
    

*****
         

Mais informações para a imprensa

DOC Press Comunicação –  SOCESP

Anadi: Tel: (11) 5533-8781
Vanessa: Tel: (11) 5093-4710




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.