Parar de tomar leite por conta própria aumenta risco de hipertensão e diabetes

Mulher bebendo leite

Falta de cálcio, nutriente presente no leite, está associado a essas duas doenças
           

Um estudo recente publicado pela Sociedade Americana de Nutrição mostrou que as pessoas que param de tomar leite sem diagnóstico clínico, por acharem que têm intolerância à lactose, aumentam o risco de desenvolver hipertensão e diabetes. O surgimento dessas doenças foi associado ao baixo consumo de cálcio, nutriente presente no leite.

A pesquisa envolveu 3.452 adultos de várias etnias, sendo que 12,3% assumiram sentir sintomas de intolerância à lactose – sem comprovação médica – e, por isso, consumiam menos leite e derivados. O resultado mostrou que esse grupo foi mais afetado por doenças como diabetes e hipertensão do que o grupo que consumia lácteos regularmente.

“É muito importante conscientizar a população de que o diagnóstico de intolerância à lactose deve ser comprovado por exames clínicos solicitados por um médico”, explica Dra. Ana Beatriz Barrella . “Indivíduos que fazem o autodiagnóstico correm o risco de apresentar deficiência de cálcio, o que pode prejudicar a saúde deles em diversos aspectos.”

Dra. Ana Beatriz explica que outros estudos já comprovaram a importância do leite para o organismo. “O leite é um alimento rico em cálcio, um mineral que está diretamente envolvido no crescimento e na manutenção de ossos e dentes. Além disso, diversas pesquisas têm mostrado os benefícios do consumo de cálcio para o sistema cardiovascular, como o controle de diabetes e hipertensão”.

Além disso, os indivíduos que de fato são intolerantes à lactose não precisam deixar de saborear o leite e consumir cálcio. Já existe no mercado diversas opções de leite com baixa lactose, que fornecem ao organismo a mesma quantidade do importante nutriente. Outra dica é evitar beber leite com estômago vazio e distribuir o consumo do alimento ao longo do dia, aumentando a ingestão gradualmente.
             

Fonte

Ana Beatriz Barrella – Nutricionista da RG Nutri.
         

*****
 

Mais informações para a imprensa

CDN Comunicação Corporativa
Elaine Cruz (11) 3643-2805
elaine.cruz@cdn.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.