Dengue – água sanitária mata em até 24 horas a larva do aedes aegypt

Utilização de 10 ml de água sanitária diluída em 1 litro de água é eficaz no combate à larva do mosquito transmissor da dengue por até 20 dias
      

Estudo encomendado pela Abiclor (Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados), com objetivo de avaliar o efeito do cloro sobre as larvas do mosquito da dengue revelou que o uso de hipoclorito de sódio a 2,5% (derivado do cloro, conhecido popularmente como água sanitária) é 100% eficaz na eliminação de larvas do mosquito aedes aegypt, transmissor da dengue.

De acordo com os resultados da pesquisa da Abiclor, 10 ml de água sanitária em concentração de 2,5%, (comumente encontrada no mercado), adicionadas a cada litro de água tratada são suficientes para matar em até 24 horas a larva do mosquito. Conduzido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), o estudo mostra, ainda, que a mesma solução, aplicada nos focos de criação do mosquito, como vasos de plantas, mantém-se ativa por 20 dias. Isso é possível devido ao alto poder residual do cloro que permanece ativo, mantendo a desinfecção da água durante esse período.

Além de verificar caixas d’água, garrafas, pneus e todo local que venha a se transformar num eventual depósito de água, os pesquisadores alertam para os cuidados que a população deve ter com plantas e flores. Bromélias, por exemplo, tendem a acumular água entre suas folhas tornando-se potenciais focos para o mosquito depositar os seus ovos. Os riscos podem ser eliminados, no entanto, utilizando-se a água sanitária diluída à água usada para regar as plantas. A proporção é a mesma: 10ml para cada litro de água. Seguindo essas recomendações, os pesquisadores garantem que a mistura não fará mal às plantas e evitará o desenvolvimento da dengue.
             

* Porcentagem de larvas de Aedes aegypti mortas 2 e 24 horas após serem colocadas na água tratada

Tratamento – % de mortalidade após 2 horas/24 horas

1- Diluição a 1,5%  =  0/60
2- Diluição a 2,0%  =  0/100
3- Diluição a 2,5%  =  0/100
             

* Porcentagem de larvas de Aedes aegypti mortas dias após a  serem colocadas na água tratada

Tratamento – % de mortalidade 20 dias  após

1- Diluição a 4,0%  =  100% de mortalidade a  cada 24 horas
2- Diluição a 5,0%  =  100% de mortalidade a cada  24 horas
         

***** 

 

Cecília Nascimento
SP4 Comunicação Corporativa
(11) 3873 4374

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.