Carnaval – curta a folia consciente e viva um amanhã livre de doenças

Especialista reforça a importância da prevenção contra as DSTs no Carnaval
    

No Brasil existem várias cidades turísticas que são pontos de encontro quando o assunto é Carnaval. Independente do local, clima, música ou companhia, a regra geral é se divertir. Mas, o que muitos esquecem é que o perigo pode estar onde menos se imagina e a prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis, deve ser primordial.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), até 2010, 34 milhões de pessoas conviviam com o vírus HIV, que pode causar a AIDS. Para o Dr. Gilberto Nagahama, as pessoas devem curtir o Carnaval de maneira consciente seja com relação ao abuso do álcool, prudência no trânsito e estradas e, principalmente, na prevenção contra as DSTs: “Não é só a AIDS que a população deve temer, outras doenças como o HPV, hepatites B e C são perigosas, pois são difíceis de tratar e podem causar grande impacto na vida do individuo infectado”.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que a prevalência da infecção pelo HPV é elevada e afeta fundamentalmente os adolescentes e jovens, que na maioria das vezes contraem a doença no início das relações sexuais. Com mais de 600 milhões de casos no mundo, o Vírus do Papiloma Humano (HPV) é a doença sexualmente transmissível mais comum de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nesse sentido, o especialista explica que diversos métodos podem evitar uma gravidez, e apenas um é o suficiente contra as DSTs.  “O Carnaval é momento de alegria, descontração e não deve deixar reflexos negativos para a vida. O preservativo sim é o grande companheiro de qualquer pessoa durante a folia”, finaliza o médico.
          

Fonte

Gilberto Nagahama – Coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia do hospital San Paolo.
          

      

Serviço

Hospital San Paolo
Rua Voluntários da Pátria, 2786 – Santana
Tel: (11) 3405-8200
www.hsanpaolo.com.br
    

*****
    




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.