Dicas para não deixar a dor de cabeça atrapalhar o verão

A estação mais quente do ano é propícia para dores de cabeça
                  

Com a chegada da estação do ano mais esperada pelos brasileiros, foi dada a largada rumo ao litoral, onde a proposta é aproveitar as praias e o sol que chega com força total nesta época do ano. Junto com a elevação da temperatura, aumenta também o número de pessoas se queixando de dores de cabeça. Isso porque o calor excessivo pode causar desidratação, o que desequilibra o processo de entrada e saída de sódio das células, causando distúrbio no metabolismo e propensão à cefaleia. Além disso, outros fatores como alimentação inadequada, exagero no consumo de bebidas alcoólicas, viagens longas, cansaço e a ingestão de alimentos e bebidas muito frios podem ser responsáveis pelo aumento dos casos de dores de cabeça neste período.
          

O sol e o calor podem se tornar grandes vilões das férias de verão e para minimizar os efeitos, ou prevenir as cefaleias, listamos algumas dicas e cuidados básicos para aproveitar ao máximo esta estação:
 
* Manter o corpo sempre hidratado – com a ingestão frequente de líquidos;
* Proteger os olhos e a cabeça do sol – fazendo o uso de guarda-sol, chapéu e óculos escuros;
* Evitar grandes alterações na rotina de sono – a dica é dormir bem e, no mínimo, 8 horas por noite;
* Manter uma alimentação saudável, sem exagerar nas gorduras e frituras;
* Evitar excessos na alimentação ou jejum prolongado – a variação dos níveis de açúcar no sangue também pode causar dores de cabeça.
                     

Tipos curiosos de dores de cabeça mais comuns¹
 
* Cefaleia do esforço físico – são dores que podem ocorrer por qualquer esforço físico: tosse, espirro, evacuação e exercício físico.
* Cefaleia por estímulo frio – ocorre após a ingestão de algum alimento ou bebida muito fria. Cefaleia do sorvete, por exemplo, é um subtipo.
* Cefaleia dos óculos de natação ou compressão externa – ocorre quando os óculos de natação, faixas, tiaras ou bandanas apertam muito a cabeça da pessoa.

1. “Dor de Cabeça. O que ela quer com você?”, Dr. Mário Peres – Integrare Editora.
          

Fonte

Laboratório farmacêutico Takeda.

      

Informações sobre a Takeda

Sediada em Osaka, Japão, a Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e por ser uma das líderes globais da indústria farmacêutica, a Takeda se compromete a trabalhar para melhorar a saúde dos pacientes de todo o mundo por meio de inovação de vanguarda na área médica. 
www.takeda.com

 

 *****
           

 Burson-Marsteller Brasil
Natália Fernandes – natalia.fernandes@bm.com
Érica Sato – erica.sato@bm.com
Fabiana Delgado – fabiana.delgado@bm.com
Tel +55 11 3094 2247




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.