Salada para enxergar bem – dieta de verão é ideal para os olhos

Oftalmologista dá a receita da “salada para enxergar bem
         

O verão é a melhor época do ano para quem quer adotar novos hábitos alimentares, restringindo tudo o que não faz bem à saúde – como excesso de carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embutidos, açúcar e sal. A partir da decisão de se alimentar de forma mais saudável, é possível que a pessoa comece a sentir uma boa melhora em sua acuidade visual. Isso porque uma dieta bem equilibrada também tem o poder de retardar ou atenuar doenças oculares.

Na opinião do Dr. Renato Neves, pôr em prática boas resoluções logo no início do ano é muito bom, principalmente decisões como parar de fumar, abandonar o sedentarismo e incorporar uma dieta mais saudável ao cardápio. “O ideal é acrescentar mais peixes à dieta, principalmente aqueles ricos em ômega 3, como salmão, atum, sardinha e bacalhau. Habituar-se a comer mais frutas e saladas também é importante, já que aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis e luteína também traz vários benefícios para a saúde ocular”.

Dr. Neves diz que, ao privilegiar alimentos antioxidantes, além de combater o envelhecimento é possível adiar doenças como degeneração macular, catarata e olho seco, entre outras. “Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. A esses alimentos, acrescentamos cenoura e abóbora, que também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C”.

Além de as pessoas incluírem mais castanhas, linhaça e óleo de canola às receitas – que evitam a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade – também devem reduzir a ingestão de sódio. “O excesso de sódio na dieta é um grande vilão da saúde, favorecendo o desenvolvimento de catarata na terceira idade. Vale a pena prestar atenção nas informações das embalagens e dar preferência a alimentos com sódio reduzido”.

O especialista descreve a receita da “Salada para enxergar bem”, que deve acompanhar um salmão ou atum grelhado durante as refeições:

* Um maço de espinafre cortado;
* Seis folhas frescas de alface romana;
* Duas cenouras raladas, uma berijela pequena levemente cozida e cortada em cubos;
* Um maço de brócolis;
* Cubinhos de pimentões amarelo, verde e vermelho, sem pele;
* Seis couves de Bruxelas;
* Sementes de linhaça dourada e castanhas do Pará trituradas.

“Essa salada tem ingredientes ricos em nutrientes importantes para a visão e pode ser temperada com o ‘Molho caesar ocular’, preparado com óleo de canola, suco de limão, vinagre de maçã, mostarda de Dijon, um filé de anchova ralado, uma gema de ovo e queijo parmesão. Trata-se de uma refeição excelente para os dias de verão”, diz Dr. Neves.
              

Fonte

Renato Neves – Médico oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.
www.eyecare.com.br
            

*****
            

Heloisa Paiva
Diretora de Jornalismo
(11) 2894.9976 / 2894.9975
(11) 8547.0170
www.ppagina.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.