Dez Mandamentos do Coração Saudável

A notícia da internação do cantor Wando devido um problema cardíaco e no dia de hoje a notícia de sua morte pegou muitas pessoas de  surpresa.

A equipe médica que cuidava do cantor declarou que o sedentarismo, o histórico familiar e o excesso de peso foram fatores que contribuíram para agravar o quadro clínico de Wando, causando a sua morte aos 66 anos.

A esposa do cantor declarou que ele trabalhava demais, não tinha tempo para se exercitar e se alimentava de maneira errada. O pai de Wandomorreu vítima de problemas cardíacos.

O cardiologista, Roque Marcos Savioli tem falado em seus livros sobre a importância dos cuidados com o coração no objetivo de prevenir as doenças cardiovasculares.
            

Ele inclusive tem divulgado os Dez Mandamentos do Coração Saudável

1. Praticar atividade física moderada durante pelo menos meia hora diariamente. Para conseguir o controle de peso, pratique de sessenta a noventa minutos todos os dias;

2. Parar de fumar imediatamente e evitar ambientes de fumantes para livrar-se do tabagismo passivo;

3. Após o infarto do miocárdio, evento cerebrovascular, diagnóstico de angina, doença arterial periférica ou cirurgia de coronárias, frequente programa de reabilitação e redução de riscos;

4. Reduzir o peso até atingir o IMC de 18,5 a 24,9 kg/m² e circunferência da cintura menor que 88 cm;

5. Mantenha uma dieta saudável para seu coração. A suplementação de Omega-3 é recomendada para mulheres com doença coronária ou com triglicérides em nível elevado;

6. Combata o aumento do colesterol no sangue, por meio de dieta pobre em gorduras e/ou de medicamentos;

7. Controle a hipertensão arterial tomando religiosamente os medicamentos prescritos pelo seu médico;

8. Verifique a quantidade de sal descrita nos rótulos dos alimentos – não ingerir mais do que 5 gramas por dia;

9. Consultar seu médico regularmente; e

10. Cuidar de sua vida espiritual, ame a vida.
                     

Fonte

Roque Marcos Savioli – Médico cardiologista, integra o corpo clínico do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP desde 1977 e é coordenador do Centro de Atenção ao Coração da Mulher, do Hospital Oswaldo Cruz, além de membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês.

Autor dos livros: Milagres que amedicina não contou; Depressão: onde está Deus? e Não entre em pânico! (Editora Global); Um coração saudável e Um coração de mulher (Editora Canção Nova) e Médico, graças a Deus! (Loyola); La guérison de trois coeurs (Presses de la Renaissance); Novena per guarire dalla depressione (Effata Editrice); e Novena para curar ladepresión (Editorial Mensajero).
                 

*****

                   

Mais informações

Adriana Franco
Souza Franco Comunicação
Tel: (11) 4177-5821 / (11) 4365-1173
(11) 9155-9423
adriana@souzafranco.com




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.