Portadores de doenças no coração – UFSCar pesquisa tratamentos fisioterápicos direcionados

Estudos são desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e têm como objetivo elaborar protocolos de tratamento para recondicionamento da musculatura sem riscos cardiovasculares
          

Estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende avaliar o comportamento cardiovascular durante sessões de exercícios físicos de força. As pesquisas são desenvolvidas pelas alunas do doutorado do PPGFt Flávia Rossi Caruso, Daniela Bassi Dutra e Milena Sperling, sob orientação da professora Audrey Borghi e Silva, do Departamento de Fisioterapia (DFisio).

Os estudos têm como objetivo final desenvolver protocolos de tratamento fisioterapêutico para recondicionamento da musculatura sem riscos cardiovasculares, direcionados a portadores de doenças arteriais coronarianas. Para o desenvolvimento dos estudos, as pesquisadoras convidam voluntários, homens com idade superior a 50 anos, de São Carlos e região, que apresentaram ou apresentam algum problema cardíaco, como infarto e cirurgia cardíaca, e que não tenham problemas respiratórios.

Os voluntários serão selecionados a participarem de exercícios físicos sob orientação profissional e todos passarão por avaliações médica e fisioterapêutica que permitem verificar as condições do coração. Os participantes serão submetidos a exercícios nos membros inferiores de cicloergometro e leg press, que permitem averiguar o comportamento cardíaco, metabólico e respiratório. Inicialmente, os voluntários participarão de quatro avaliações e os selecionados participarão de atividades de treinamento de força para membros inferiores durante três meses, com frequência de duas sessões semanais, com duração máxima de uma hora.

As sessões acontecem no Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular do Núcleo de Pesquisa em Exercício Físico (NUPEF) do DFisio.

Interessados em participar do estudo podem entrar em contato com a pesquisadora Flávia Rossi Caruso, pelo e-mail fla.rossi@hotmail.com.
                 

*****

Contato para essa pauta
Enzo Kuratomi
Telefone: (16) 3351-8480
E-mail: enzo@ufscar.br

Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos.
Telefone: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br
 

 

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.