Problemas de audição comprometem aprendizado de crianças

A fim de garantir o bom desempenho nos estudos, uma grande preocupação dos pais de crianças em idade escolar é se elas estão enxergando bem. Porém, tão importante quanto ver o que está escrito na lousa é ouvir com clareza o que o professor diz. O cuidado com a saúde auditiva não costuma fazer parte do check up de rotina, mas as estatísticas provam que os ouvidos estão cada vez mais expostos a ruídos nocivos. “Pesquisas alertam que pessoas com menos de 30 anos estão apresentando problemas auditivos antes mesmo dos seus pais e avós”, relata Talita Donini.

O Brasil tem uma população de 190 milhões de pessoas, sendo 3 milhões de recém nascidos todo ano. Estima-se que a cada mil nascimentos, três crianças apresentam algum comprometimento auditivo. Os dados são do Hear the World, iniciativa mundial da Phonak que tem por objetivo conscientizar o público em geral sobre os cuidados com a audição.

Com a evolução da tecnologia, o estilo de vida mudou. Celulares e aparelhos MP3 passaram a fazer parte da nossa rotina, somando-se ainda o barulho do trânsito e das construções. “Nem mesmo os bebês escapam desses estímulos precoces aos ouvidos, em função dos brinquedos sonoros que existem hoje em dia”, diz Talita. Daí a importância da realização de avaliações audiológicas.

Além disso, os pais devem se atentar a alguns detalhes para acompanhar a saúde auditiva de seus filhos. Confira os alertas da fonoaudióloga:

* A criança não reage a barulhos fortes
* Não atende quando é chamado pelo nome
* Pede para aumentar o som da TV, computador ou telefone com frequência
* Se mostra “avoada”
* Dificuldade em manter a atenção
* Parece irritada e dificilmente faz vínculos com outras crianças
* Prefere brincar sozinha
* Dificuldade na alfabetização
* Troca de fonemas na escrita
* Dificuldade de aprendizado em geral

Caso seja detectada uma perda auditiva na criança, o tratamento deve ser imediato. “A perda auditiva é um problema grave, que compromete o desenvolvimento da linguagem”, alerta Dra. Talita. O primeiro passo é procurar um otorrinolaringologista. O pediatra pode fazer esse encaminhamento. Após a consulta, a criança deve realizar exames solicitados para avaliar a audição e, caso seja necessário, deve ser encaminhada para um fonoaudiólogo.
                 

Fonte

Talita Donini – Fonoaudióloga da Phonak.
        
                

Troca de experiências

A Phonak possui um programa de suporte para pais e profissionais interessados em saber mais sobre audição das crianças (www.programainfantilphonak.com.br) e realiza encontros mensais no Espaço Phonak, na Av. Rebouças, 2.881, em São Paulo, para reunir pais de crianças com perda auditiva. “Queremos oferecer um local para a troca de experiências e ampliar a discussão sobre saúde auditiva no Brasil”, afirma Marilisa Zavagli, fonoaudióloga e diretora de marketing da Phonak.

Os interessados em participar devem acessar o site www.espacophonak.com.br para verificar a agenda e fazer a inscrição.
             
          

Sobre a Phonak

A Phonak é líder no Brasil e no mundo em inovação na área da audição. Desenvolve soluções de ponta para a perda auditiva, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de usuários de aparelho auditivo. Com empenho, a Phonak busca superar as limitações tecnológicas para auxiliar as pessoas a ouvir, entender e aproveitar melhor os sons da vida. Possui filiais em 18 países e representantes em mais de 90. A Phonak possui o maior portfólio de produtos e serviços do mundo e é a única a usar a tecnologia da Produção Digital na América Latina para fabricação de aparelhos.
                

*****

                      

Informações para a imprensa

ADS Comunicação Corporativa – www.adsbrasil.com.br
Contatos: Vera Santiago e Stella Kwan
Tel.: (11) 5090-3016 / (11) 5090-3028
E-mail: veras@adsbrasil.com.br e stellak@adsbrasil.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.