Medicamentos fitoterápicos oferecem eficácia e segurança comprovadas

Diferente das receitas caseiras, os medicamentos fitoterápicos produzidos por laboratórios farmacêuticos passam por rigorosa análise, antes de serem comercializados
         

Os fitoterápicos são medicamentos obtidos exclusivamente de matérias-primas ativas vegetais e, em sua maioria, comercializados em diferentes formas farmacêuticas, como óleos, cápsulas e extratos concentrados. Diferente das receitas caseiras que são baseadas apenas no conhecimento popular, esses medicamentos feitos à base de extratos vegetais obedecem à regras para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e registro no Ministério da Saúde (MS).

Assim como os medicamentos sintéticos, que são produzidos a partir de substâncias obtidas de processos químicos feitos em laboratórios, os fitoterápicos precisam comprovar sua eficácia e segurança para uso, mantendo sua qualidade e a função do princípio ativo do extrato vegetal utilizado. As leis brasileiras que regularizam os registros de fitoterápicos estão entre as mais rigorosas e avançadas do mundo, pois estabelecem padrões de avaliação tão rígidos quanto os utilizados para outras categorias de medicamentos sintéticos.

Diante desse cenário, também é possível observar uma exigência maior de informações claras e objetivas sobre a procedência, a composição e o benefício real dos fitoterápicos, além da comprovação de eficácia e segurança. Por exemplo, a mudança no comportamento das pessoas que buscam uma vida mais saudável tem provocado maior procura por terapias baseadas no uso de extratos vegetais, em detrimento dos fármacos comuns.
                 

Principais diferenças: medicamentos e receitas caseiras

* Medicamentos – Os medicamentos fitoterápicos são obtidos a partir de plantas medicinais e são, exclusivamente, derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros). Os fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população. (Informações da Anvisa)

* Receitas caseiras – Geralmente são originadas do conhecimento popular e não possuem embasamento científico.
                  

Fonte

          
               
               

 
Informações sobre a Takeda

Sediada em Osaka, Japão, a Takeda é uma companhia global orientada para pesquisas, com foco principal em produtos farmacêuticos. Na qualidade de maior companhia farmacêutica do Japão e por ser uma das líderes globais da indústria farmacêutica, a Takeda se compromete a trabalhar para melhorar a saúde dos pacientes de todo o mundo por meio de inovação de vanguarda na área médica. Há informações adicionais sobre a Takeda no site corporativo da empresa www.takeda.com
                  

*****
                  

Contato

Burson-Marsteller Brasil
Natália Fernandes – natalia.fernandes@bm.com
Érica Sato – erica.sato@bm.com
Fabiana Delgado – fabiana.delgado@bm.com
Tel +55 11 3094 2247

 

 

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.