INCA promove seminário sobre mídias sociais para o controle do câncer

Evento marca o Dia Mundial do Câncer – celebrado em 4 de fevereiro
                  

Amanhã, dia 03, o INCA vai promover o seminário “Mídias Sociais no Controle do Câncer”. O evento vai marcar o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro. A ação também faz parte das comemorações pelos 75 anos da instituição. Para a campanha do Dia Mundial do Câncer deste ano, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), organização que instituiu a data em 2005, ressalta a importância da utilização das redes sociais como instrumento de comunicação para a redução de mortes prematuras por câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). As redes sociais atualmente se tornaram essenciais para a promoção de governos mais acessíveis ao cidadão e para a melhoria dos serviços públicos como saúde, meio ambiente, educação e economia.

“As redes sociais são fundamentais para garantir a participação das pessoas. Nosso governo, que é um governo de diálogo com a sociedade, de ampla participação em vários canais, vê as redes sociais como uma forma de opinar, de conversar, de ouvir o usuário”, explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O seminário terá a participação de profissionais da área da tecnologia e comunicação que atuam no segmento de inovação e gestão de conhecimento. Os convidados abordarão as novas possibilidades de comunicação em saúde e em câncer trazidos pelas mídias sociais e exemplos do uso das redes para mobilização social.

Os palestrantes são:

* Fábio Gandour,   graduado em Medicina pela Universidade de Brasília e PhD em Ciências da   Computação, é cientista-chefe da IBM Brasil, onde coordena a área de   pesquisa;

* Marcos   Cavalcanti, professor e coordenador da pós-graduação em Gestão do Conhecimento   e Inteligência Empresarial, do Centro de Referência em Inteligência   Empresarial (Crie)/Coppe/UFRJ. Professor adjunto do Programa de Engenharia   de Produção da Coppe/UFRJ, na área de Gestão e Inovação, e editor da   revista Inteligência Empresarial;

* Fernando Ramos,   coordenador de redes sociais do Ministério da Saúde, responsável pelo   planejamento de ações e campanhas de saúde na Internet;

* Marshall Garcia,   representante do Instituto Mário Penna;

*Graciana   Fischer, doutora em Engenharia de Produção, com ênfase em Mídia e Conhecimento aplicados a Educação a Distância. Sua tese de doutorado foi “Competências dos   profissionais de Comunicação na era da Convergência Digital”. Desde 2011,   coordena o Núcleo de Educação a Distância do Instituto Infnet (RJ).   Graciana será a moderadora do seminário.

O evento será realizado, na sede do INCA, à Praça Cruz Vermelha,  23, Centro do Rio, às 9h.
           

“Juntos é possível”

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que tenta evitar milhões de mortes pela doença a cada ano por meio do aumento da consciência e educação, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

As ações deste ano são alinhadas sob a frase “Juntos é possível”. A intenção é incentivar todos os afetados pelo câncer (indivíduos, sociedade civil e governos) a assumir suas responsabilidades na redução dos números da doença.

O tema “Juntos é possível” foi escolhido para 2012 porque somente com cada pessoa, organização e governo fazendo sua parte o mundo estará pronto para reduzir mortes prematuras pelo câncer e outras DCNTs em 25% até 2025.

Para apoiar a causa, envie uma mensagem para o e-mail comunicacao@inca.gov.br  e/ou uma foto sua com a frase “Juntos é possível”. A imagem ou mensagem será publicada no hotsite da campanha ( http://www.inca.gov.br/wcm/dmdc/2012/index.asp ), no qual é possível obter mais detalhes sobre a mobilização.

 

Mais informações

Assessoria de Imprensa do INCA
imprensa@inca.gov.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.