Dia Mundial do Câncer – 04 de fevereiro

Grande parte dos casos da doença se desenvolve pela combinação de hábitos de risco
Aproveite a data para reverter as estatísticas
            

A principal causa de morte em todo o mundo. Caso o crescimento do número de óbitos continue como está hoje, essa será a nova definição do câncer daqui a duas décadas. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, o número de óbitos por neoplasias passe de 7,4 milhões, em 2004, para 11,8 milhões. Apesar de ruim, a notícia chega num momento oportuno para tentar reverter essa situação. O Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, foi definido pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), há sete anos, justamente para chamar a atenção de líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o crescimento do câncer.

De acordo com o InstitutoNacional do Câncer (INCA), 80% dos casos de neoplasias estão relacionadas ao meio ambiente, no qual se encontra um grande número de fatores de risco. Dentre esses fatores destacam-se os hábitos e estilo de vida adotado pelas pessoas. Sendo assim, uma boa parcela da responsabilidade para reverter esse quadro está em cada um de nós. “O indivíduo que fuma, bebe (em excesso) e não pratica exercícios fiscos tem muito mais chances de adquirir câncer que aquele que evita esses comportamentos”, explica Dr. Amândio Soares.

Com a intensificação das políticas anti-tabaco no Brasil, espera-se que esse risco seja reduzido. Porém, conforme explica o oncologista da Oncomed Bh, a ação ajuda muito, mas não resolve o problema. “Diversos tipos de câncer são formados por uma combinação de fatores de risco. Nesse caso, estamos reduzindo um dos fatores, mas ainda existem outros, como o sedentarismo e a má alimentação”, acrescenta Dr. Amândio.
                 

Fator hereditário

Caracterizando-se como uma alteração no crescimento das células, o desenvolvimento do câncer recebe importante influência do fator genético. Isso porque as dimensões e o ritmo do crescimento celular ocorrem de acordo com seu material genético. No entanto, segundo o INCA, são raros os casos de neoplasias desenvolvidas exclusivamente por herança genética. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de os membros da família tenham entrado em contato com uma causa comum.
             

Fonte

Amândio Soares – Médico oncologista, diretor da Oncomed Bh
Serviço

Oncomed – Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas
Funcionamento:segunda à sexta-feira, de 8h às 20h
Telefone – 31 3299 1300
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto
Belo Horizonte – MG
www.oncomedbh.com.br
           

*****
            

Juliana Morato
Link Comunicação Empresarial
Assessora de Comunicação
juliana.morato@linkcomunicacao.com.br
(31) 2126-8072 / (31) 9815-5467




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.