Check-up oftalmológico pode garantir bom rendimento escolar

Acompanhamento deve ter início no primeiro ano de vida e receber atenção especial até os quatro anos, mas idade escolar é determinante para identificar problemas de visão comuns
               

Na volta às aulas, não basta conferir a lista de material escolar. Especialistas alertam para a importância do check-up oftalmológico antes do início do ano letivo. “A saúde visual dita 80% do comportamento infantil dentro da sala de aula. Um problema não tratado pode comprometer diretamente o rendimento escolar”, adverte a médica.

De acordo com a especialista, o ideal é que o acompanhamento comece na própria maternidade, com o exame de reflexo vermelho, também conhecido como ‘teste do olhinho’. “A visão infantil se desenvolve até os 4 anos, por isso é primordial que os pais redobrem a atenção nessa primeira fase de vida dos filhos. Quanto antes a criança for examinada, mais chances de evitar problemas de visão no futuro ou até mesmo de corrigi-los sem gerar sequelas”, garante Dra. Carla. Além dos quatro primeiros anos, é importante observar o comportamento durante a alfabetização, quando alguns começam a manifestar dificuldades para ler.

A médica explica que os exames oftalmológicos avaliam o globo ocular como um todo, além de verificar a incidência de deficiências, como astigmatismo, hipermetropia e miopia, também identificam problemas na musculatura do olho, que podem causar pequenos desvios.

“Sintomas como dificuldade de concentração, compreensão e atenção; queixas de visão dupla e embaçada ou até mesmo apontar palavras enquanto lê, podem indicar graves problemas”, alerta. Além disso, Dra. Carla complementa que, “os sintomas nem sempre são perceptíveis, mas pais e professores devem ficar atentos a qualquer sinal. Além, é claro, de manter o check-up sempre em dia”.
             

Fonte

Carla Bastos – Médica oftalmologista do ICB Oftalmologia.

 

Sobre o ICB Oftalmologia

O ICB Oftalmologia foi inaugurado no final de janeiro de 2011, tendo à frente o renomado médico oftalmologista, Leonardo Akaishi, um dos maiores especialistas do País e presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares (SBCII). Localizada no Edifício Pacini, na 915 Sul, a clínica possui uma estrutura completa, com 15 consultórios, sala de exames, aparelhos de última geração e médicos especializados no tratamento de glaucoma, doenças da córnea, transplantes, retina e cirurgias de catarata.
                  

*****

 
Luciana Melo
RP1 Comunicação Brasília
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665 / 9184-2937
www.rp1.com.br

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.