T3, T4 e THS – hormônios tireoidianos

Dosagem dos hormônios tireoidianos pode ser feita a partir de um exame de sangue

Importante no diagnóstico de distúrbios da tireoide, a dosagem dos hormônios T3, T4 e THS é feita a partir de um simples exame de sangue. O resultado é importante na detecção de quadros de hipertireoidismo, hipotireoidismo e de tireoidite crônica, também conhecida como Doença de Hashimoto. O diagnóstico final é feito a partir da avaliação dos anticorpos antiperoxidase e antitireoglobulina.

Os problemas de tireoide acometem principalmente mulheres, que devem redobrar os cuidados conforme envelhecem. “Depois dos 30 anos as chances de desenvolver distúrbios da tireoide são mais frequentes. Em alguns casos, a paciente começa a notar dificuldade em perder peso, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. Alterações cognitivas, esquecimentos e sintomas de depressão também podem fazer parte do quadro”, afirma a Dra. Sandra Mara Ferreira Villares.

Segundo a especialista é muito importante fazer a dosagem de hormônios tireoidianos no check-up médico de rotina, já que em alguns casos os sintomas demoram a serem reconhecidos pelo paciente pois podem ser confundidos por um cansaço normal ou excesso de trabalho. “Quanto antes for feito o diagnóstico mais eficiente será o tratamento e menor será o impacto da doença na vida do paciente.”
           

Fonte

Sandra Mara Ferreira Villares – Médica endocrinologista.
                            
             

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011.
                
 
Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
           

*****
      

Informações para a imprensa

Tree Comunicação
(11) 3093-3617 / 3093-3609
Amanda Novaretti – amanda.novaretti@tree.inf.br
Janaína Gomes – janaina@tree.inf.br
Inês Castelo – ines@tree.inf.br 

 

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.