Fonoaudiologia – fonoaudiólogo auxilia pessoas com perda auditiva nas relações interpessoais

A audição abre a possibilidade de contato com o mundo. É a chave para a construção das relações interpessoais e das atividades sociais, nas quais a habilidade de perceber sons mínimos do cotidiano pode fazer a diferença. Por isso, a importância da comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, 9 de dezembro.

A fonoaudiologia é a ciência da pesquisa, prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. Mas quem decide trabalhar como fonoaudiólogo precisa saber também lidar bem com pessoas. Afinal, a perda auditiva traz uma série de dúvidas em relação à saúde, mas também ao convívio social.

Cuidar da saúde auditiva é tão importante quanto fazer qualquer exame de rotina. Poucos sabem desta necessidade, mas as estatísticas preocupam: no mundo, hoje, estima-se que pelo menos 800 milhões de pessoas sofram com perda auditiva. A quantidade deverá aumentar para 1,1 bilhão até 2015 – aproximadamente 16% da população -, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgadas no site Hear the World (www.heartheworld.com), uma iniciativa da Phonak, líder mundial em soluções audiológicas.

“Por isso, a orientação para a população é procurar um otorrinolaringologista, que vai avaliar a audição. Caso seja diagnosticada alguma perda auditiva não tratada por medicamentos ou cirurgia, o paciente pode ser encaminhado para um fonoaudiólogo, que vai cuidar de uma etapa muito importante: a escolha do aparelho auditivo mais indicado. A adaptação é um processo delicado e decisivo para o paciente voltar a ouvir e se comunicar bem”, afirma a Dra. Marilisa Zavaglik.

O fonoaudiólogo pode atuar em outras áreas, em parceria com fisioterapeutas, neurologistas, psicólogos e dentistas. Até mesmo maternidades contratam esses especialistas, em função do Teste da Orelhinha, exame muito simples, rápido e indolor que assegura a saúde auditiva do bebê recém-nascido. “Para as crianças, o diagnóstico tardio de um problema auditivo pode prejudicar o desenvolvimento da linguagem e todo o seu processo de aprendizado”, diz a Dra. Talita Donini.

Esses profissionais podem ainda atuar em escolas, com desenvolvimento de linguagem, e auxiliar na adaptação de crianças com perda auditiva. Na fase escolar, é muito importante garantir o acesso à voz do professor para o aprendizado e desenvolvimento futuro de uma criança. A tecnologia do Sistema FM da Phonak, formado por um transmissor (microfone) e um receptor (acoplado ao aparelho auditivo), garante que o aluno ouça a voz do professor direta e nitidamente.

Para a Dra. Marilisa, as possibilidades de atuação do fonoaudiólogo são variadas. “Na Phonak, temos profissionais trabalhando na área de atendimento, de produção de aparelhos auditivos, controle de qualidade, marketing, entre outros”, finaliza ela.
                       

Fontes

* Marilisa Zavagli – Fonoaudióloga e diretora de Marketing da Phonak.

* Talita Donini – Fonoaudióloga da Phonak

         

Sobre a Phonak

A Phonak é líder no Brasil e no mundo em inovação na área da audição. Desenvolve soluções de ponta para a perda auditiva, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de usuários de aparelho auditivo. Com empenho, a Phonak busca superar as limitações tecnológicas para auxiliar as pessoas a ouvir, entender e aproveitar melhor os sons da vida. Possui filiais em 18 países e representantes em mais de 90. A Phonak possui o maior portfólio de produtos e serviços do mundo e é a única a usar a tecnologia da Produção Digital na América Latina para fabricação de aparelhos.
www.phonak.com.br
               

*****
                      

Informações para a imprensa

ADS Comunicação Corporativa
www.adsbrasil.com.br
Contatos: Vera Santiago e Stella Kwan
Tel.: (11) 5090-3016 / (11) 5090-3028
E-mail: veras@adsbrasil.com.br e stellak@adsbrasil.com.br




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.