Mieloma múltiplo – novas terapias aumentam chances de pacientes

Uma das novidades apresentadas durante o 53º Congresso da American Society of Hematology (ASH), na cidade de San Diego, Califórnia, foi a combinação de novas drogas com as já existentes para o tratamento de mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue que acomete na maioria pacientes acima dos 60 anos. Na ocasião, foi apresentado o caso de um paciente de 70 anos de idade participante de um grupo de estudo que utilizou a pomalidomida, droga que será lançada no próximo ano nos Estados Unidos combinada com a lenalidomida e dexametasona (tratamento padrão).

“O uso combinado de drogas é a melhor alternativa disponível no mundo para prolongar a vida dos pacientes com mieloma múltiplo e proporcionar qualidade de vida. Este paciente, por exemplo, voltou a correr maratonas”, disse o Dr. Angelo Maiolino.

Mesmo sendo aprovada em mais de 70 países, uma das drogas utilizadas para o tratamento de Mieloma, a lenalidomida aguarda há cerca de quatro anos o registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Enquanto novas drogas são testadas pelo mundo, os pacientes brasileiros não têm acesso àquelas já consagradas para o tratamento deste câncer”, explicou Dr. Maiolino.
 
O número de pacientes com mieloma no mundo é calculado em um milhão de pessoas. No Brasil, esse está próximo de 60 mil. É uma doença do sangue que ainda não tem cura, mas pode ser controlada por vários anos.
          

Fonte

Angelo Maiolino – Médico brasileiro participante da delegação brasileira no ASH, diretor da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

              
 
Sobre o ASH

O ASH é o maior congresso de doenças do sangue do mundo, com a participação de 25 mil médicos, sendo o Brasil o sexto em maior delegação de profissionais, com aproximadamente 300 participantes.

         

*****

         
 
Informações à imprensa

RS Press
(11) 3868-2505 / (11) 3672-4197 / (11) 7722-2890 / (11) 7839-4974
Diego Garcia – diego@rspress.com.br
Dimayma Belloni – dimaymabelloni@rspress.com.br
Tatiana Almeida – tatiana@rspress.com.br

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.