Votuporanga – oitava edição do Projeto Expedições Científicas e Assistenciais – PECA

Os alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo – FCMSCSP, com apoio da prefeitura e da Santa Casa de Votuporanga, vão promover, de 18 a 25 janeiro, um mutirão para atender a população rural da cidade e de outros cinco municípios vizinhos (Magda, Américo de Campos, Riolândia, Cosmorama e Nhandeara).

Durante uma semana, serão realizados cerca de setecentos atendimentos, entre consultas médicas, cirurgias gerais e otorrinolaringológicas, pequenos procedimentos, exames laboratoriais e de imagem.

A oitava edição do Projeto Expedições Científicas e Assistenciais – PECA – vai contar com a participação de 140 alunos, sendo 110 do curso de Medicina, 20 estudantes de enfermagem e 15 de fonoaudiologia. Durante os oito dias haverá atendimento nas especialidades de Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Urologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ortopedia, Dermatologia, Neurologia, Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Fonoaudiologia.

“Haverá ainda palestras e discussão de casos clínicos de maior complexidade ou de maior importância médica entre os residentes, acadêmicos e professores da FCMSCSP por meio de videoconferência. Os professores na sede da instituição, em São Paulo, darão todo o apoio aos docentes e alunos, em Votuporanga. Os debates serão feitos como se todos estivessem em um mesmo lugar”, explica o orientador do projeto, professor Paulo Carrara de Castro, do Departamento de Medicina Social da FCMSCSP.

Em 2011, o PECA atendeu 445 pacientes, na mesma cidade de Votuporanga, entre atendimentos e retornos foram feitas um total de 1.273 consultas, 22 cirurgias, 32 consultas fisioterápicas, 44 atendimentos fonoaudiológicos, 144 atendimentos odontológicos e 101 consultas da equipe de psicologia, além dos atendimentos da área de enfermagem.

Para o professor Paulo Carrara, é essencial ressaltar que o PECA é uma iniciativa dos alunos, que terão despertada toda uma consciência de responsabilidade social ao entrar em contato com diferenças sociais e culturais e a influência desses fatores no processo de saúde e doença da comunidade. “O projeto permitirá oferecer assistência para uma população bem diferente daquela que demanda a Santa Casa de São Paulo”.

Para o diretor da FCMSCSP, Valdir Golin, é uma opção de vida louvável e uma vivência singular. “Eles deixaram as férias de lado para se dedicar ao trabalho voluntário que muito irá contribuir para a formação nas áreas da saúde, mas acima de tudo humana”, conclui.

O PECA é uma realização dos alunos da FCMSCSP, com apoio da FCMSCSP, prefeitura de Votuporanga e Santas Casas de Votuporanga e São Paulo. O Projeto Expedições Científicas e Assistenciais tem o patrocínio da Pfizer e co-patrocínio do Instituto do Sono da Unifesp e colaboração do Instituto do HPV, Sansung e Medison.
         

*****
        

Mais informações para a imprensa

DOC Press
Luchetti
(11) 5533-8781
luchetti@docpress.com.br

 

 




Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Nenhum comentário.

Os comentários estão encerrados.